Quarta-feira, 07 de Maio de 2025

Livro de Miguel Sanches Neto é destaque em ranking dos melhores romances brasileiros de 2022

2022-12-08 às 15:26

O livro “O último endereço de Eça de Queiroz”, do escritor Miguel Sanches Neto, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ganhou destaque no ranking dos dez melhores romances brasileiros de 2022, publicado pela Revista Bula na última terça-feira, 06.

O último endereço de Eça de Queiroz, de Miguel Sanches Neto – Companhia das Letras.

A publicação, lançada em novembro pela Companhia das Letras, evoca um grande time de escritores: José Saramago, Fernando Pessoa, Camões e, obviamente, o próprio Eça de Queiroz. O narrador empresta do romance A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, o pseudônimo de Rodrigo S. M., e parte para Portugal em busca de “civilização”, numa jornada que visa homenagear os grandes nomes da literatura lusitana.

Assim, ele mira no escritor Eça de Queiroz e busca reproduzir sua trajetória a fim de se inspirar para um novo livro. O narrador, porém, se decepciona ao notar que o cenário idealizado em suas leituras destoam da realidade com a qual ele se depara.

José Maria Eça de Queiroz (1845-1900) é aclamado como um dos melhores escritores portugueses do século XIX. É autor de obras clássicas da literatura, como Os Maias (1888), O Primo Basílio (1878) e O Crime do Padre Amaro (1875), que inaugura a corrente realista em Portugal. Sua obra era caracterizada por descrições elaboradas, mas com tom muitas vezes irônico, e um tom pessimista ao retratar a burguesia do fim do século XIX.

Além da publicação de Sanches Neto, estão no ranking da Revista Bula:

A Vida Futura, de Sérgio Rodrigues;
A Cabeça do Pai, de Denise Sant’Anna;
As Coisas de que não me Lembro, Sou, de Jacques Fux;
Aqui. Neste Lugar, de Maria José Silveira;
Beatriz e o Poeta, de Cristovão Tezza;
Solitária, de Eliana Alves Cruz;
Expedição Abissal, de Hélverton Baiano;
Baldomero, de Leandro Rafael Perez;
Mikaia, de Taiane Santi Martins.