Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Livro infantil que retrata os temores da infância chega às estantes do Pegaí Leitura Grátis

2022-02-10 às 14:16

Uma história leve, divertida e recheada de muitas aventuras. É assim que “Medos? Nunca mais!” chega às estantes do Instituto Pegaí Leitura Grátis. A obra da escritora argentina, Mónica Palacios, é o próximo título que passa a integrar o acervo do Pegaí, que segue com a missão de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros. Os exemplares estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (11), nas 67 estantes, de 15 cidades paranaenses que o Pegaí atende, e também no projeto Alimentando Mentes.

Numa narrativa suave, a autora abusa da criatividade para descrever situações comuns que permeiam a infância e traz à tona alguns medos, receios e temores das crianças. A história, que tem o prefácio assinado pela escritora Regina Drummond, conta as aventuras dos primos Fernando e Marco em suas férias escolares, na busca de enfrentarem e vencerem seus medos mais comuns: de água, do escuro, das sombras, dos animais peludos e de ficarem sozinhos. Foi da experiência e da sua percepção enquanto avó, além do convívio com os netos, que Palacios encontrou a inspiração para criar a obra. “Eu tenho quatro netos e eu já havia escrito livros para dois deles. Então houve uma cobrança por parte do Fernando e do Marco. Como eu estava num período bem intenso de trabalho resolvi simplificar e escrever um livro para os dois”, revela humorada.

Foi assim que os primos se tornaram protagonistas do livro e embarcaram nessa aventura repleta de imaginação. “A história nasceu da necessidade de enfrentar diferentes temores, nada assustadores, mas que existiam e ainda existem dentro do universo infantil”, ressalta a autora, que é mestre em teoria literária e literatura comparada. Para desenvolver a obra, Palacios conta que foi em busca de informações com terapeutas, especialistas no assunto. As conversas lhe ajudaram a construir o enredo e a compreender melhor todo o contexto para escrever a história. “A manifestação do medo nem sempre é expressa pela criança. É aí que entra o papel fundamental dos adultos, que devem com todo o cuidado auxiliar no processo. É necessário ouvir, acompanhar, ajudar e ter o cuidado de estimular a criança a visualizar o medo e a enfrentar essa emoção. Esse sentimento é normal e deve ser respeitado”.

Para mexer ainda mais com o imaginário dos pequenos leitores, a artista plástica brasileira e radicada na Alemanha, Taciana Ottowitz, empresta seu talento para ilustrar a história. Seus desenhos refletem a percepção de que nenhuma forma de medo é superior a determinação e a generosidade de uma criança.

Ao todo, o Pegaí Leitura Grátis irá disponibilizar cinco mil exemplares da história. O livro teve os seus direitos de impressão cedidos pela autora e editora da obra. Os recursos para viabilizar a tiragem de “Medos? Nunca mais!” foram provenientes dos patrocínios que o Instituto mantém com as empresas Expresso Princesa dos Campos, Quiver, Agência Ade!, BO Paper Brasil Indústria de Papéis e Papirus Indústria de Papel. Além dos cupons fiscais do programa Nota Paraná, através da campanha “Transforme o seu cupom sem CPF em leitura”.

Palacios destaca a importância da experiência de ter uma de suas obras circulando nas mãos de milhares de leitores do projeto Pegaí. “Quando soube que a obra havia sido selecionada eu não conseguia acreditar. É uma honra tão grande, primeiro pelo reconhecimento do meu trabalho. São cinco mil crianças que terão acesso ao livro que escrevi com tanto carinho. Todo processo foi muito gratificante e eu só tenho a agradecer”. Para mais informações sobre o Pegaí Leitura Grátis acesse: www.pegai.info

 

Sobre a autora:

Mónica Palacios é bacharel em Castelhano, Literatura e Latim – Professorado Mariano Acosta (1976). Possui mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000). Atua principalmente nos seguintes temas: espanhol, material didático para o ensino do espanhol e ensino de espanhol. Autora dos livros infantis Aventuras de Filipo, Cartas de Manu e Medos? Nunca Mais!.

foto: Pegaí / Bruna Wambier