Sábado, 04 de Dezembro de 2021
foto: Clebert Gustavo

Mais 6 mil novos livros serão disponibilizados pelo Instituto Pegaí no Dia das Crianças

08/10/2021 às 17:17

A leitura de um bom livro é sempre um ótimo presente: aguça a imaginação e torna o leitor mais inteligente. Pensando nisso, o Instituto Pegaí Leitura Grátis disponibiliza a partir desta semana 6 mil exemplares novos de ‘Um boitatá no quintal’, do escritor João Paulo Hergesel, para celebrar o Dia das Crianças da melhor forma possível.

Esta é a sétima obra impressa pelo Pegaí somente em 2021. Desta vez, o protagonista é um personagem do nosso folclore: o boitatá. Para João Paulo, histórias baseadas nas lendas ajudam a manter viva a cultura nacional e conquista jovens leitores. “As lendas folclóricas estão nas raízes da cultura brasileira, muitas vezes mesclando crenças indígenas e relatos de vivência ou experiência. Isso torna a narrativa algo mais do que mera ficção; faz com que seja criada uma aura capaz de envolver da criança ao idoso”, conta o autor.

A obra, que tem ilustrações de Alessandro Fonseca, teve seus direitos cedidos para essa tiragem especial pela Telucazin – selo editorial da Telucazu Edições. Segundo o editor André Kondo, a iniciativa do Pegaí beneficia diretamente toda a cadeia literária. “Democratizar o acesso ao livro só traz benefícios a todos(as), não apenas às editoras e autoras(es), mas à sociedade em geral, uma vez que o acesso ao conhecimento e a histórias inspiradoras só tendem a gerar pessoas mais bem preparadas e, por que não, felizes”, destaca.

Os livros impressos serão disponibilizados nas 67 estantes localizadas em Ponta Grossa e outras 14 cidades paranaenses (encontre uma estante e veja se ela está aberta ou fechada temporariamente no site www.pegai.info/estantes-pegai) e também para as 3 mil famílias atendidas pelo projeto Alimentando Mentes, um dos braços do Instituto Pegaí que acrescenta literatura aos kits de alimentos distribuídos por escolas, igrejas e instituições.

A impressão dessa tiragem tem o patrocínio da Expresso Princesa dos Campos, M2 Gráfica Rápida e PiSigma Soluções em Tecnologia, além das doações de papel do Grupo BO Paper (miolo) e Papirus (capa), e também dos cupons fiscais doados por pessoas físicas para a campanha ‘Transforme seu cupom sem CPF em Leitura’, pelo Programa Nota Paraná.

 

Clássico do folclore com pegada atual

 

O folclore nacional sempre encantou o escritor paulista João Paulo Hergesel. “Lembro que, na minha época de estudante do Ensino Infantil e Fundamental, era encantador conhecer os diferentes recontos e releituras envolvendo as lendas. Além disso, por morar em uma cidade do interior, era comum ouvir histórias, das pessoas mais velhas, sobre boitatás que apareciam na área rural do município”, relembra o autor, que atualmente é professor da PUC Campinas.

Quando surgiu a vontade de escrever sobre esse tema, ele decidiu fazer de um jeito próprio. “Decidi fazer de uma forma que pudesse usar a mesma criatura folclórica já conhecida, mas em outro cenário, com outros conflitos, em diálogo com personagens originais”, explica.

“’Um boitatá no quintal’ é uma história superdivertida, o que já é uma marca registrada de um dos maiores talentos da literatura infanto-juvenil da atualidade, o nosso querido João Paulo Hergesel. Não é à toa que o Pegaí já disponibilizou vários títulos desse autor, já que é impossível não querer ler outra história dele depois que a que temos em mãos acaba”, conta André Kondo.

da Assessoria