Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Ministra Margareth Menezes participa do 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná

2024-06-21 às 16:01
Foto: Divulgação

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou nesta sexta-feira (21) do 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná, que está sendo realizado em Ponta Grossa. A programação aconteceu no Cine-Teatro Ópera, que contou com a presença de grande público, da prefeita Elizabeth Schmidt e demais autoridades na cerimônia. Na oportunidade, a ministra destacou a alegria de estar na cidade e a importância do setor cultural para a sociedade como um todo.

O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, destacou a relevância da presença da ministra no evento: “Esta é a primeira vez que a gente recebe uma ministra da Cultura em Ponta Grossa. Estamos muito felizes porque isso marca o respeito aos gestores e gestoras da cultura que vieram de todo Paraná para o Encontro e estão todos unidos para fortalecer o trabalho da gestão pública de cultura e as políticas públicas de cultura”. O secretário disse ainda que é importante para o setor “ser visto e reconhecido, sabendo que cultura é sim um instrumento de transformação da cidade e da vida das pessoas”.

O objetivo do Encontro, de acordo com a organização, é unir esforços em prol do fortalecimento cultural e artístico, principalmente dos pequenos municípios do Paraná, através do intercâmbio de informações. Busca, ainda, o fortalecimento das políticas públicas de cultura. Para isso, durante os três dias, os gestores discutem e aprimoram conhecimentos e práticas na gestão, além de trocar informações sobre o que cada um vem fazendo em seus municípios e regiões. A realização é da Rede de Cultura do Interior do Paraná (RECIP), AMCG Cultura e Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta ainda com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Ministério da Cultura.

Programação de sábado

O sábado terá uma intensa programação, dentro do 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná. A partir das 9 horas, será realizada uma palestra sobre a gestão de unidades culturais com a equipe da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa. Logo depois, haverá uma visita guiada pelas instalações do Complexo Jovanni Masini. Durante todo o dia, a música tomará conta do evento, com a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa se apresentando às 10 horas, com o concerto ‘Grandes Aberturas’; Coro Cidade de Ponta Grossa, às 13h30, com ‘Sonho Vívido’; Fascínios às Brasilidades – com alunos de canto do Conservatório Maestro Paulino, às 14h30; Conserva’s Big Band apresenta ‘All That Jazz’, às 15h30 e às 16h30 inicia o encontro de Bandas e Fanfarras dos Campos Gerais.

Além da programação no Complexo Cultural, na Concha Acústica, haverá oficina de artesanato em palha, um patrimônio cultural de Ponta Grossa, das 10h ao meio-dia; a galeria do Ponto Azul estará aberta com a exposição ‘Revivências’, de Zunir Andrade, durante todo o dia e o Cine-Teatro Ópera oferecerá visita guiada com análise técnica do teatro, das 14h às 16horas.

da assessoria