Sábado, 17 de Maio de 2025

Museu Ferroviário do Sesc Estação Saudade tem entrada gratuita em PG

2023-08-14 às 18:01
João Henrique Schiavo, técnico de atividades culturais do Sesc Estação Saudade. Foto: Jéssica Oliveira/D’Ponta News

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (14), João Henrique Schiavo, técnico de atividades culturais do Sesc Estação Saudade, de Ponta Grossa, explicou sobre as atividades desenvolvidas pela instituição.

Schiavo relembra que a Estação Saudade foi cedida ao Sesc em 2017, quando passou a ser uma unidade cultural. O espaço reabriu para o público em 2019, com toda a estrutura revitalizada. “É um compromisso que a gente tem no Brasil inteiro de fazer o melhor para o trabalhador do comércio, as unidades culturais pelo Estado são feitas pra que a gente consiga trazer tudo o que há de cultura e concentre em um espaço e  para gente trazer o que há de melhor dos produtos que o Sesc oferece”, pontua.

No Sesc Estação Saudade está o Museu Ferroviário, que conta a história da malha ferroviária de Ponta Grossa e da Estação. O Museu possui dois pavimentos e a visitação é gratuita e aberta para o público de terça a domingo. “Existem duas possibilidades para visitar, pode chegar ou pode agendar para fazer uma visita guiada. Por agendamento a gente separa um horário, tem toda uma experiência onde a gente apresenta um vídeo institucional que conta a história da Estação, a gente leva para conhecer os espaços com guia, onde vai visitando, contextualizando a arquitetura, o que era antes, o que é hoje”, explica.

Muitas das peças do museu foram doadas por familiares, que viveram a estação de fato, de quando era uma estação ferroviária, segundo João. “É uma forma legal de ter contato com uma coisa que é tão presente, que está aqui no Centro da cidade, que é história viva”, observa. “É levar história para pessoas que ainda não conhecem ou fazer as pessoas que conhecem a história, revisitarem ela”, acrescenta.

O Sesc Estação Saudade também conta com biblioteca, salas de espetáculos, dança, música, e o café-escola do Senac. “Dizem as boas línguas que é o melhor café do Estado”, brinca João. Além disso, o local também oferece cursos com preços acessíveis para trabalhadores do comércio e público em geral, a partir de R$ 33,60 mensais. Confira a lista de cursos aqui. 

Toda a programação do Sesc Estação Saudade pode ser conferida clicando aqui.

Confira a entrevista completa: