Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Museu virtual Cenas de Ponta Grossa busca resgatar fotos da história da cidade

2022-07-01 às 12:20
Eduardo Godoy e Alessandra Bucholdz (Foto: Eduardo Vaz)

Eduardo Godoy e Alessandra Bucholdz, diretor executivo e diretora geral do Museu Cenas de Ponta Grossa, participaram de bate-papo durante o programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero e Eduardo Vaz, na Rádio Lagoa Dourada FM (105.9 para Ponta Grossa e Campos Gerais e 90.9 em Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (1º).

A dupla está a frente do Museu Cenas de Ponta Grossa, que tem o objetivo de resgatar imagens do município nos seus quase 200 anos de história e disponilizar, de forma gratuita e online, para toda a população. Atualmente, a plataforma tem mais de 2 mil fotos que proporcionam um verdadeiro passeio pela história da cidade, com registros de diferentes épocas. “A ideia é fazer um trabalho profissional e organizado, que sirva inclusive para pesquisa. Você pode pesquisar na plataforma através da década, do acervo de origem e através de temáticas específicas”, diz Alessandra.

O projeto foi aprovado pelo Programa Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura de Ponta Grossa e, por trás da plataforma virtual, há uma equipe de historiadores que faz a catalogação de cada foto e traz informações detalhadas sobre os registros. Com o propósito de mostrar que a história da cidade não é feita só de autoridades, o Museu também busca resgatar fotos dos acervos das famílias. “Às vezes as pessoas pensam que as fotos importantes são só de políticos, mas não, a cidade é construída por pessoas, famílias. É legal trazer essa memória”, completa Alessandra.

Para colaborar com imagens históricas da cidade, é possível encaminhar diretamente pelo site do Museu ou ainda entrar em contato com a equipe por meio do telefone, e-mail ou redes sociais, conforme explica Eduardo Godoy. “O Museu acolhe fotos que falem sobre história, seja de 80 anos atrás, ou de 20. Buscamos relíquias. Imagina que bacana resgatar as fotos da família, poder enviar o link para familiares aqui de Ponta Grossa ou até de fora”, diz.

Além disso, o diretor executivo do Museu também destaca a importância de firmar parcerias com instituições e empresas do município, para reunir o maior número de registros fotográficos e promover atividades educativas com professores e alunos, por exemplo. “Estamos buscando agora as parcerias, que serão fundamentais nesse processo. Estamos firmando uma parceria com a Diocese de Ponta Grossa, para resgatar fotos das comunidades, igrejas e capelas, tem muito material que está na casa das pessoas”, conclui.

O Museu Cenas de Ponta Grossa está disponível no site https://www.museucenas.com.br/. É possível acessar exposições álbuns temáticos, como urbanismo, instituições e esporte.

Serviço 

Museu Cenas de Ponta Grossa: https://www.museucenas.com.br/

Contato: (42) 3226-6754

Email: [email protected]

Instagram: @museucenas

Confira a entrevista na íntegra: