Com foco na formação de roteiristas, o Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Ulokelu está recebendo inscrições gratuitas até o dia 09 de fevereiro. O projeto é direcionado para interessados em desenvolver projetos de curtas, longas-metragens e séries em Ponta Grossa.
O projeto selecionará doze participantes para receber tutorias e participar de masterclasses com profissionais paranaenses do cinema. Os encontros acontecerão em formato híbrido, com atividades online e presenciais no Sesc Estação Saudades. Os participantes receberão uma ajuda de custo de R$ 300, dividida em parcelas durante as masterclasses, para auxiliar com despesas de transporte e alimentação. Em caso de número superior a doze inscritos, a seleção considerará critérios de gênero, etnia, raça e classe social, visando pluralizar as narrativas e representatividades.
Cinco renomados roteiristas paranaenses conduzirão as masterclasses: William Biagioli, Henrique Santos, Jessica Candal, Cássio Kelm e Jade Azevedo. Os encontros abordarão temas essenciais como estrutura narrativa, escrita de cena, diálogos, panorama da produção cinematográfica no Paraná e pitch de projetos. Todas as atividades contarão com interpretação em Libras, se necessário.
O projeto é coordenado por uma equipe composta por Jade Azevedo na produção executiva, e Fernanda Burgath e Cássio Kelm na coordenação pedagógica. “Que histórias ainda precisam ser contadas em Ponta Grossa?” é a reflexão central que orienta o Ulokelu, que busca dar visibilidade a grupos marginalizados nas narrativas da região. Os interessados podem se inscrever através do site ulokelucinema.com.br ou buscar mais informações no Instagram @ulokelu_cinema.
O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal
da assessoria