Sexta-feira, 29 de Março de 2024

“O pintinho ruivo de raiva” chega às estantes do Instituto Pegaí Leitura Grátis

2023-04-18 às 09:31
Foto: Bruna Wambier

Uma história sensível, repleta de memórias afetivas e um vocabulário inteligente com pitadas de humor e trocadilhos divertidos. Isso é apenas o começo da narrativa que norteia o livro “O pintinho ruivo de raiva”, do autor paranaense Anderson Novello. O título será disponibilizado nesta semana em todas as Estantes Pegaí, e ainda, no projeto Alimentando Mentes.

Lançado pela Cortez Editora, “O pintinho ruivo de raiva” traz ilustrações belíssimas da artista Bruna Assis Brasil e conta a história da Galinha Ruiva, uma mãe com um coração nostálgico, que ao se deparar com algumas correspondências e fotografias antigas resgata lembranças que recordam a infância alegre do seu filho, Alonso. Imergida por um sentimento de saudade, ternura e amor, ela resolve então escrever uma carta, remetendo às memórias da época em que seu filho era apenas uma criança. “Esse é o meu segundo livro. É uma homenagem a uma das histórias que eu mais amava nos tempos da infância, chamada “A galinha ruiva”, um clássico da literatura universal para crianças. É uma espécie de continuidade da história, pois o livro faz muitas referências ao clássico. A inspiração está nos ‘quintais’ da minha infância”, conta o autor.

Embora seja um livro da literatura infantil, “O pintinho ruivo de raiva” traz em suas páginas muitas referências subliminares, as quais adultos podem se identificar. A síndrome do ninho vazio, por exemplo, é uma delas. O cenário se passa nos anos 80 e faz várias menções à época. Para Novello, tudo que interessa ao ser humano está no gênero literário. “Adultos deveriam ler (muito) a Literatura Infantil em geral. No caso específico do “Pintinho Ruivo”, recebo muitas devolutivas positivas de adultos, dizendo que se emocionaram com a história, principalmente “mamães”. Algumas dizem que é uma história sobre a “síndrome do ninho vazio”, destaca o autor. Ele ressalta que foi uma criança apaixonada por livros, e que isso acabou por repercutir em um dos seus principais temas de interesse que é a formação do leitor.

No total, serão disponibilizados cinco mil exemplares do título. O autor, a ilustradora e a editora cederam os direitos de impressão do livro ao Instituto Pegaí Leitura Grátis. Esse é o segundo título de Novello com tiragem impressa nas Estantes Pegaí. “A maior realização de um escritor é ser lido. É quando seu livro encontra os leitores. O Instituto Pegaí promove essa aproximação entre livros e leitores de forma brilhante. É a parceria perfeita! ”.

A viabilização da impressão do livro teve o patrocínio das empresas Huhtamaki, Lumen Café + Gastronomia e PiSigma Soluções em Tecnologia, além das doações de papel do grupo BO Paper (miolo) e Papirus (capa, e também dos cupons fiscais doados por pessoas físicas para a campanha ‘Transforme seu cupom sem CPF em Leitura’, pelo Programa Nota Paraná.

da assessoria