Quarta-feira, 22 de Maio de 2024

Obra de professoras da UEPG aborda as relações sociais e financeiras no pós-pandemia

2020-05-26 às 09:54

As professoras Augusta Pelinski Raiher, Edina Schimanski e Sandra Maria Scheffer, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, publicaram pela Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa a cartilha “Vida e Futuro – relações sociais e econômicas durante e pós-coronavírus”. O objetivo da obra elaborada pelas docentes é mostrar como a população pode ajudar na retomada do crescimento no período pós-pandemia.

Entre outras recomendações, a cartilha aconselha o leitor a comprar em pequenos comércios próximos, atitude que ajuda a multiplicar a renda e o emprego, movimentando a economia local. No trecho da obra sobre o tema, as autoras enfatizam que a compra de produtos locais tem efeito multiplicador da renda. “E, nesse caso, direta e indiretamente, gera empregos na cidade ou região”, ressaltam.

Na apresentação do manual, as professoras destacam que: “Vivemos um tempo de crise. A pandemia de Covid-19 afetou nossas vidas e estamos aprendendo a lidar com todas as dificuldades do cotidiano: distanciamento social, uso de máscara, aplicação contínua de álcool em gel nas mãos, isolamento em casa, enfim, coisas novas às quais não estávamos acostumados. A pandemia de Covid-19 também afetou nossas finanças. A sociedade inteira está sofrendo os impactos da crise e por isto precisamos de um plano de fortalecimento local através do qual possamos nos unir para construirmos um mundo melhor, até mesmo muito melhor do que era antes da chegada do Coronavírus. Com este trabalho pretendemos, então, trazer reflexões que podem contribuir com a superação do momento em que vivemos”.

Acesso à obra pelo link

Imagens/informações: UEPG.