Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Obras de artista ponta-grossense serão expostas no programa ‘Encontro’, da Fátima Bernardes

2020-10-23 às 10:42

Marcelo Schimaneski é um artista ponta-grossense e um dos mais maiores nomes da arte naif no Brasil. Conhecido por retratar cenas do dia a dia de maneira simplista e até ingênua, o artista já realizou exposições em galerias conceituadas e já vendeu obras para clientes dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha e China.

Na próxima semana, a partir de segunda-feira (26), as obras de Shimaneski serão expostas no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, da rede Globo. Segundo o artista, cerca de 32 obras ficarão à mostra nos telões do programa durante a semana toda. “Eu me sinto reconhecido e orgulhoso também, porque nunca imaginava que poderia chegar tão longe. É uma coisa que saiu aqui de Olarias e já está chegando no mundo”, conta.

Sobre o artista

Marcelo Schimaneski sofreu um grave acidente de carro no final dos anos 1980 e teve os movimentos do pescoço para baixo paralisados. Após inúmeras sessões de fisioterapia ele conseguiu recuperar os movimentos do braço parcialmente, foi então que a arte entrou na sua vida. Incentivado por um amigo, começou a pintar por conta própria, retratando cenas do dia a dia de forma espontânea e autêntica, utilizando elementos simples e cores brilhantes, com uma visão ingênua do mundo. Mais tarde, Schimaneski descobriu que a técnica utilizada por ele é chamada de naif e hoje, o artista é um dos maiores nomes desta área.

Conheça mais sobre o trabalho de Marcelo Schimaneski na matéria publicada pela Revista D’Ponta na edição do mês de maio/2020: Artista Marcelo Schimaneski retrata os Campos Gerais com as lentes da inocência; veja obras

Foto: Wandré Oliveira