Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Paranaense lança série com seis episódios sobre montanhas do Paraná

2021-10-13 às 19:08

Já pensou em conhecer todas as montanhas do Paraná sem sair do sofá? Essa é a proposta do paranaense Jimmy Palhano, que lança nesta semana a série “Montanhas da Serra do Mar”. Os seis episódios vão ao ar a partir desta quinta-feira (14), às 19h30, no canal do Youtube, ‘Na estrada com Jimmy” e trazem as belezas dos oito principais picos da serra.

Entusiasta do ecoturismo e apaixonado por aventura, Jimmy, como é mais conhecido, será o primeiro profissional e aventureiro a apresentar de forma sistematizada os mais importantes picos do Paraná. Fotógrafo de profissão, ele coleciona aventuras com imagens de tirar o fôlego. “Eu sempre tive o desejo de fazer algo que tivesse a capacidade de destacar as belezas naturais e a sensação que a jornada, até chegar ao cume de uma montanha paranaense, proporciona”, destaca. Ele conta que muito mais que imagens surpreendentes, a intenção é também divulgar estes atrativos, demonstrando o potencial do Estado.

Jimmy comenta que a ideia de transformar turismo de aventura em vídeos veio depois de viajar para o exterior. “As pessoas me perguntavam sobre os pontos turísticos que já são ícones, mas o Brasil tem tantas e tantas belezas escondidas que vi a necessidade de mostrá-las começando pelo meu quintal”, brinca. Ele destaca e dá um outro olhar para os locais únicos no mundo e que estão aqui no Paraná. “Você pode ir para Islândia, um dos locais mais bonitos da terra, que você não irá encontrar formações geológicas como o Buraco do Padre ou Vila Velha, em Ponta Grossa; e o sexto mais extenso Cânion do mundo, localizado em Tibagi, por exemplo”, garante. Mas não para por aí. Jimmy destaca também, as belezas das cachoeiras gigantes, em Prudentópolis, o conjunto do Marumbi, além do visual único da Serra do Ibitiraquire que abriga a maior montanha do Sul do Brasil, com 1877m de altitude, conhecido como Pico Paraná.

Desafios
Motivado pelo desafio, Jimmy relata que este tipo de aventura não é tão simples assim. As trilhas exigem planejamento, previsão do tempo, equipamentos adequados tanto de vídeo como de acampamento e suprimentos e claro, preparo. Até porque, todo esse kit de sobrevivência exige força. “São quase 20 quilos em cada aventura para garantir o básico. Mas isso não importa porque as imagens e a sensação de satisfação não têm preço”, garante.

A principal orientação para quem quer começar este tipo de atividade é respeitar os limites do seu corpo e da própria montanha. “Comece pela mais fácil até chegar a mais difícil e vá vencendo os obstáculos do seu corpo e da sua mente de forma gradativa”, orienta. Além disso, nunca faça uma trilha sem acompanhamento de alguém com experiência. “Recentemente vimos pessoas com experiência se perdendo na mata, o que demonstra que trilhas mais complexas exigem atenção e conhecimento”, frisa.

Sobre as montanhas
Esta série irá apresentar oito os principais picos da Serra do Mar. Entre entes estão: Camapuã, com 1720m; Tucum, com 1733m; Taipabuçu, com 1734m; Ferraria, com 1745m; Siririca, com 1760m, Itapiroca, com 1805m, Caratuva, com 1860m e o Pico Paraná, com 1877m, e que é considerado o maior pico do Paraná e 41º no Ranking do mais alto do Brasil. Para encerrar a série de Ecoturismo, os próximos pontos turísticos são as Cataratas de Iguaçu e o Parque das Aves, em Foz do Iguaçu.

Serviço
A série Montanhas da Serra do Mar vai ao ar pelo Youtube/jimmypalhano ou pelo site: www.jimmypalhano.com.br. As demais 35 aventuras também estão disponíveis no canal do Youtube e TV Paraná Turismo, dentro da programação.

da Assessoria