Nada melhor que um livro para unir nações tão diferentes, como o Brasil e o Japão. Foi pensando nisso que o Instituto Pegaí Leitura Grátis selecionou o livro ‘Contos do Sol Renascente’ para receber uma tiragem especial de 6 mil exemplares. Fruto do trabalho e inspirações do escritor André Kondo, a obra lançada em 2015 traz contos que se passam em terras japonesas, explorando valores e pensamentos que são atribuídos aos povos nipônicos.
O livro faz parte de uma trilogia desenvolvida por André, formada pelos títulos Contos do Sol – Nascente, Renascente e Poente. Nos dois primeiros, as histórias acontecem no Japão, e no terceiro os contos exploram a vida e situações passadas por imigrantes japoneses que vieram para o Brasil, realidade vivida pelos pais e avós do escritor. André comenta que ao lançar o primeiro título não imaginava uma recepção tão boa por parte dos leitores, sendo inclusive selecionado para projetos de educação do Governo do Estado de São Paulo. Isso o levou a trabalhar no segundo título da trilogia.
“Quando vi que ‘Contos do Sol Renascente’ foi selecionado pelo Instituto Pegaí, fiquei impressionado em como a história dessa obra segue renascendo em lugares tão bonitos, como se fosse mesmo um Sol que segue o seu caminho durante o dia, trazendo esperança e gratidão pela vida”, comenta o autor. O livro recebeu o Prêmio Estímulo à Cultura da Secretaria da Cultura de Jundiaí, sendo distribuído para várias escolas da cidade, e também o Prêmio Humberto de Campos, da União Brasileira de Escritores (UBE).
Lançado pela Telucazu Edições, fundada pelo próprio autor, o livro conta com ilustrações do artista Alessandro Fonseca. Atualmente, a editora figura como uma das principais referências literárias do país, atuando de maneira incisiva na publicação e disseminação de histórias e ilustrações. Nesta parceria de sucesso, também podemos somar o selo Telucazin, desenvolvido especialmente para livros infantis.
Dos 6 mil exemplares, metade será disponibilizada no Projeto Alimentando Mentes, uma iniciativa do Instituto Pegaí na qual livros são adicionados a kits de alimentação doados para famílias em vulnerabilidade social, através de parcerias com escolas, instituições e igrejas. A impressão tem o patrocínio das empresas AGP Marcas e Patentes, Empório da Pizza e Lumen Café + Gastronomia, além das doações de papel do Grupo BO Paper (miolo) e Papirus (capa), e também dos cupons fiscais doados por pessoas físicas para a campanha ‘Transforme seu cupom sem CPF em Leitura’, pelo Programa Nota Paraná.
Uma farta e maravilhosa colheita
‘Contos do Sol Renascente’ é a quarta obra da Telucazu Edições com direitos de impressão cedidos ao Pegaí, em uma parceria que vêm rendendo bons frutos e inspirações. “Só tenho a agradecer a todos do Instituto Pegaí, por proporcionarem uma experiência tão especial tanto para os autores e as autoras como para os leitores e as leitoras e, claro, também para as editoras, porque mais do que fazer livros, o que queremos mesmo é fazer leitores. E que os frutos sejam saborosos para muitas e muitas pessoas, porque para nós tem sido uma farta e maravilhosa colheita,” reforça André Kondo.
Uma história de dar inveja