Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Pegaí lança campanha para arrecadar livros de 193 países

2021-04-19 às 13:17

Dos 193 países reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), 34 deles já têm um pedacinho de sua literatura em Ponta Grossa, nas estantes do Pegaí Leitura Grátis. Agora, a meta é ainda mais ousada: disponibilizar pelo menos um livro oriundo de cada nacionalidade. Para isso, o Instituto Pegaí lançou a campanha #LivrosDeTodosOsCantosDoMundo, com o objetivo de sensibilizar brasileiros que moram fora do país, turistas e estrangeiros, além de moradores dos 26 estados brasileiros.

Desde a criação do projeto, há quase oito anos, já foram recebidas doações de livros provenientes de 66 cidades estrangeiras, dos cinco continentes. Há exemplares de países como África do Sul, Austrália, Bélgica, Dominica, Eslovênia, Hungria, Índia, Japão, Jordânia, Filipinas, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, Turquia, entre outros. A lista completa está no novo mapa interativo disponível no site do Pegaí. [LINK ABAIXO]

As obras que não são na língua portuguesa são disponibilizadas exclusivamente na estilosa estante apelidada de Bell, que fica no hall de entrada do Bloco C do Campus Central da UEPG (próximo às salas do Departamento de Estudos da Linguagem/DEEL e do Curso de Língua Estrangeiras para a Comunidade/CLEC). Mesmo estando dentro dos muros da Universidade, o acesso e uso da estante é livre e aberto a qualquer pessoa da comunidade, não sendo necessário ter ligação com a UEPG. Atualmente a estante se encontra fechada, em virtude das medidas de segurança sanitária. Mas, tão logo a Universidade volte a receber o público, ela também voltará à ativa.

 

Livros de todos os estados

Além dos livros em língua estrangeira, a campanha busca também arrecadar livros vindos de outras cidades e estados país afora. Atualmente já foram contabilizados exemplares vindos de 208 municípios brasileiros, de 20 estados e Distrito Federal.

“Ainda não recebemos obras do Acre, Amapá, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Então, quem tiver algum amigo, familiar ou conhecido nestes estados, convidamos a divulgar e participar da campanha #LivrosDeTodosOsCantosDoMundo, seja compartilhando essa matéria, marcando nas redes sociais ou enviando mensagens. Queremos que esta ação se torne um movimento global em torno do foco do Pegaí, que é aproximar livros sem leitores, de leitores sem livros”, destaca o presidente do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti.

 

Como doar

Para quem mora em Ponta Grossa ou nas outras 14 cidades que possuem estantes do Pegaí, basta colocar o livro doado na Caixa de Coleta que fica junto à estante (atenção para o local correto de destinação do livro, que não deve ser colocado diretamente na estante e sim na Caixa de Coleta, para que os voluntários do projeto possam fazer as verificações, registros e quarentena do exemplar).

Já para quem mora em outras cidades e países existem duas maneiras para fazer a doação. Primeiro, enviando pelos Correios para a sede do Pegaí, que fica na Av. Ernesto Vilela, 2220 – sala 06 – Nova Rússia – CEP: 84070-000 – Ponta Grossa/PR. Ou então gratuitamente através de transportadoras parceiras do Pegaí, que atendem algumas cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Para mais informações sobre as transportadoras é possível entrar em contato pelo e-mail [email protected].

LINK: www.pegai.info/doacoes