Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Petição colhe assinaturas para criação do ‘Teatro Municipal Fernando Durante’; saiba como colaborar

2021-04-12 às 17:14

Uma petição criada pelo artista Claudio Chaves e que deve ser encaminhada à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, está coletando assinaturas sugerindo ao Executivo que institua como nome oficial o Teatro Municipal Fernando Durante (hoje Cine-Teatro Ópera). O publicitário, empresário, ator e diretor de teatro, apresentador e ex-secretário municipal morreu no último dia 6, em decorrência da COVID-19.

Segundo a filha de Fernando, Clara Durante, a ideia é prestar uma homenagem por tudo que ele fez pela cultura no município. “Queremos homenagear tudo que o meu pai fez pela arte e cultura em Ponta Grossa. Atuante no teatro e na música desde a década de 70, sempre foi um grande entusiasta e influenciador de todas as manifestações culturais da nossa cidade, além de ter grandes feitos no poder público, à frente da Fundação Municipal de Cultura. Queremos eternizá-lo dando o nome de um dos teatro da cidade”, diz.

Além de passagens pelo teatro como ator e diretor, pelo rádio e pela TV apresentando programas e pela publicidade, Fernando Durante teve papel importante em diversos eventos locais. Sexta às seis, Munchen Fest e Festival Universitário da Canção são alguns dos projetos dos quais Fernando participou da elaboração.

Clara Durante ainda lembra outros projetos do pai. “O Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), que destinou mais de R$ 1 milhão a projetos para 2020 e 2021; criador do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa, com bolsas de estudos para os alunos e que já ganhou prêmios nacionais; e articulador da execução da Lei Aldir Blanc na cidade, no valor de R$ 2,2 milhões a artistas, grupos e empresas do setor cultural; além de ser o representante dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Cultura e um dos mais ativos gestores na AMCG Cultura”, diz.

Para Claudio Chaves, criador da campanha, o Teatro Municipal Fernando Durante será uma justa homenagem por tudo aquilo que ele representa para a cultura de Ponta Grossa. “Fernando foi um homem que viveu a vida inteira da arte e fomentou a arte no meio de todos. O Ópera tem a cara, o cheiro, o DNA do Fernando lá dentro. Jamais vamos conseguir enxergar aquilo ali sem a presença dele. Foi um grande artista! Nada mais justo que esse grande artista ponta-grossense receba o nome do teatro que ele tanto adorou e tanto amou”, diz.

Até às 17h desta segunda-feira, 12, o número de assinaturas se aproximava de 100.

Você também pode assinar a petição clicando aqui ou acessando o link https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/prefeitura_municipal_de_ponta_grossa_artistas_locais_1/?zLtwAnb&fbclid=IwAR0-GTV8w33egVdukjiO9zlIDvg1eD8FlFbk74B_k0jhoOP1CIp8ed3UTrE.