A Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa promove a 7ª edição do ‘PG Memória’ a partir da próxima sexta-feira (15). O evento, que prossegue até domingo (17), é dedicado à preservação e celebração do patrimônio cultural da cidade. Desta vez, será realizado no Lago de Olarias e terá como tema central “Naquela mesa: no baile da saudade, qual é o seu lugar?”, explorando a tradição dos bailes que marcaram época na história local. A programação iniciará diariamente às 10 horas, prosseguindo até a noite.
Durante três dias, o público poderá participar de diversas atrações gratuitas que abordam a memória ponta-grossense, especialmente relacionada às festas e encontros sociais do passado. O ‘PG Memória’ é uma feira temática que busca contar a história da cidade por meio das experiências de seus moradores, apresentando diferentes perspectivas a cada edição. Este ano, o foco estará na tradição dos bailes, com a proposta de recriar um ambiente de clube antigo, com cenários e mesas temáticas que remetem às festas que fazem parte da memória coletiva.
Entre as atrações previstas estão uma matinê de Carnaval, concertos da Banda Lira dos Campos e da Orquestra Sinfônica, além de outras atividades culturais. O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, destaca que o evento “busca resgatar a nostalgia dos clubes e bailes que marcaram época, promovendo uma viagem no tempo para os participantes”.
Além disso, o PG Memória promoverá um concurso de maquetes voltado a estudantes da rede pública, em parceria com o Instituto Mundo Melhor, incentivando a criatividade e o envolvimento com a temática. O nome ‘Naquela mesa’ foi inspirado na música homônima de Sérgio Bittencourt, em homenagem ao seu pai, Jacob do Bandolim, e gravada por artistas como Elizeth Cardoso e Nelson Gonçalves.
A estrutura do evento será composta por um pavilhão de exposições, onde, em vez de estandes tradicionais, estarão dispostas mesas temáticas de um baile, criando uma atmosfera imersiva e nostálgica para os visitantes.
Divulgação
O PG Memória inicia na sexta-feira, às 10 horas, com uma gincana de escolas, que segue até o período da tarde, quando também será realizada uma oficina de capoeira e apresentações da Banda Lyra dos Campos, da Cia de Dança e Brida Gaiteiro. Ainda na sexta, haverá apresentação do músico Silvestre Alves – Voz e Violão e do rapper Gueg.
No sábado, a programação será intensa. Pela manhã, o PG Memória recebe o Encontro do Centro de Letras do Paraná e oferece oficina de capoeira. A partir das 14 horas acontece apresentação de pesquisa desenvolvida por professores da UEPG sobre a história e a importância do Parque Nacional dos Campos Gerais. Além disso, haverá matinê de Carnaval, a partir das 15h30; às 16 horas, nova apresentação de Silvestre Alves; da Bateria RT – Trem Fantasma, às 17 horas; e Holofotes PG Memória Drag Show, às 18 horas, O rapper Gueg e a Big Band fecham a programação a partir das 19 horas.
No domingo, a partir das 10 horas, o PG Memória recebe Izaltino Gaiteiro e às 11 horas tem a presença da União Brasileira de Trovadores (UBT). No período da tarde, o PG Memória recebe novamente Silvestre Alves – Voz e Violão, às 14 horas. No mesmo horário, em outro espaço, apresentação musical autoral de Rogério Vriesman e Renata Regis Florisbelo. Às 14h30 tem apresentação cultural da Casa do Divino; 15 horas, Grupo de Metais; 16 horas, Projeto Afrolatinitudes; 17 horas, Orquestra de Cordas e Meninas Cantoras; 18 horas, Orquestra Sinfônica de PG. Ainda no domingo, acontece a Caravana Cultural, a partir das 16 horas, e Moções de Reconhecimento da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA).
As informações são das assessorias.