Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Ponta Grossa é ponto de encontro de motociclistas que viajam para Antonina neste sábado (18)

2021-09-16 às 20:14

No sábado (18), às 8h, um encontro de motos promete chamar a atenção no Ponta Grossa Planalto Select Hotel. A atividade, histórica, teve a sua primeira edição realizada em 23 de agosto de 1923 com o roteiro Ponta Grossa a Antonina e se repetiu apenas em 2015, após quase 100 anos.

Ricardo Wagner e Afonso Lange comandavam a aventura em uma Harley-Davidson 16-F e uma Indian Scout saindo da Princesa dos Campos, passando por Curitiba e chegando à parada final.

“É sempre uma satisfação reviver e ajudar de certa forma a recriar esse passeio que é muito inspirador a todos os motociclistas”, comenta Carlos Eduardo Martins Biazetto, organizador da atividade neste ano.

A história conta sobre o grande desafio de pilotar em estradas de chão, já que a década de 1920 era carente de vias asfaltadas, e o longo tempo de viagem, o que fez a ação se tornar destaque em diversos jornais do Paraná.

Para Daniel Wagner, a ação de sábado é uma homenagem ao pioneirismo. “Para o público motociclista é algo sensacional no sentido do pioneirismo, uma homenagem aos pioneiros e quão antigo é esse fato por ser o mais antigo registro de uma moto Harley Davidson na América do Sul, então só por isso tem uma grande importância para o seguimento motociclista”.

Daniel ainda fala do orgulho de receber o evento no hotel da família, pois Ricardo Wagner é seu avô. “[ele] foi uma pessoa muito empreendedora, que fez a diferença em Ponta Grossa, foi um grande industrial, envolvido no Operário Ferroviário Esporte Clube, então teve sua atuação marcante na cidade”.

O gerente geral do Hotel Planalto ainda ressalta os reflexos no turismo ao trazer pessoas de fora e fomentar a cadeia econômica do turismo.

Já o organizador da atividade neste ano, Carlos Biazetto, finaliza enfatizando que a expectativa para a atividade no sábado é grande: “Teremos a participação de muitos motociclistas do nosso país, pois esse passeio tem alma, pois, afinal, é realizado em homenagem [a 1923] e faz parte da rota do primeiro passeio de mototurismo da América Latina”, enfatiza.

E tem aqueles que fazem o trajeto pela primeira vez, como Dietmar Christopher Janzen. “E interessante perpetuar uma história que além de ser um marco para a cidade de Ponta Grossa e região é também um marco para a Harley-Davidson no Brasil”, comenta.

Ele também aborda os desafios enfrentados em 1923 em relação a tecnologia, infraestrutura e clima. Questionado sobre sua expectativa, ele comenta: “Muito vento no rosto, curtir a paisagem, a parceria com os colegas e a aventura para o incerto, pois é minha primeira experiência fazendo esta rota”, finaliza.

Em 2023, a primeira viagem completa 100 anos e é esperado um grande evento de comemoração conta com a presente do presidente da marca Harley Davidson, o que para Thaís Pius, presidente do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, será um marco. “Um evento assim vai movimentar o turismo em um todo, porque serão pessoas de diversas partes consumindo, conhecendo e divulgando a cidade a diversas pessoas através da experiência que viverem aqui, por isso apoiamos a atividade e estamos ansiosos por 2023”, enfatiza.

da Assessoria