Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Prefeitura de PG e Palhaço Picolé realizam primeira Mostra Sonharte nesta sexta (27)

2021-08-26 às 16:10

Estamos na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, e a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação de Assistência Social (FASPG) e Secretaria Municipal de Políticas Públicas (SMPPS), em parceria com o Palhaço Picolé, realizará uma transmissão ao vivo da Primeira Mostra Sonharte nas redes sociais do Palhaço Picolé, nesta sexta-feira (27), às 15h.

A apresentação será feita pelos alunos do Projeto Oficina da Inclusão, ministrado pelo Palhaço Picolé. “O Projeto Oficina da Inclusão dá aulas de circo e circo terapia para pessoas com todos os tipos de deficiência. Por conta da pandemia, nossos encontros ocorrem de forma online diariamente. Temos alunos da Associação de Proteção dos Autistas (APROAUT) e da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que aprenderam as técnicas de malabarismo, equilibrismo e esquetes cômicas”, destaca o palhaço Picolé.

As aulas auxiliam no desenvolvimento cognitivo e inclusão social das pessoas com deficiência. “A nossa aluna, Jhyliane Silva, teve paralisia cerebral na infância e hoje desenvolve o número circense acrobático aéreo, com técnicas desenvolvidas e aprendidas no projeto antes da pandemia, de forma presencial. Isso é muito significativo para nós que ministramos as aulas e muito mais para os alunos. Eles quebraram barreiras e conseguiram superar desafios e puderam mostrar toda a sua habilidade em técnicas circenses. A arte circense como forma de inclusão social e acessibilidade”, comenta Picolé.

A Oficina de Inclusão é apenas uma das atividades oferecidas gratuitamente pelo Departamento da Pessoa com Deficiência, que está instalado no Ginásio Jamal Farjallah Bazzi. “Queremos garantir que as pessoas com deficiência no nosso município tenham oportunidade de participar de atividades como esta, de estímulo e integração. Devido a limitações ou dificuldades de locomoção, alguns nunca puderam assistir a um espetáculo de circo, mas com a oficina de inclusão com o Palhaço Picolé, os usuários têm uma oportunidade única de vivenciar essa experiência e agora de realizar e apresentar a Mostra Sonharte”, destaca a presidente da FASPG e secretária da SMPPS, Simone Kaminski.

A apresentação será online, poderá ser assistida através do endereço www.facebook.com/palhacinhopicole

da Assessoria