Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Professoras da UEPG lançam livro sobre vivências de mulheres na pandemia

2021-05-10 às 09:17

Refletir sobre os múltiplos impactos da pandemia da Covid-19 na vida das mulheres em diferentes países e contextos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Esta foi a motivação para a produção do livro “Vivências de mulheres no tempo e espaço da pandemia de Covid-19: perspectivas transnacionais”, organizado pelas pesquisadoras Georgiane Garabely Heil Vazquez, Joseli Maria Silva e Karina Janz Woitowicz, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que acaba de ser lançado pela Editora CRV.

A proposta surgiu por iniciativa da historiadora Georgiane Garabely Heil Vazquez nos primeiros meses da pandemia em 2020, diante da expansão do coronavírus em todo o mundo e do cenário de crise sanitária e humanitária que se estabeleceu a partir daquele momento. Somaram-se ao projeto da coletânea a geógrafa Joseli Maria Silva e a jornalista Karina Janz Woitowicz, em uma parceria que possibilitou a articulação de uma rede de pesquisadoras da América Latina e de países da Europa, de diferentes áreas do conhecimento.

“Os escritos se caracterizam como registros do primeiro semestre de 2020, com análises e reflexões que retratam um período de incertezas e evidenciam o acirramento das desigualdades sociais, que afetam mais diretamente as mulheres”, explica Georgiane.

O livro traz 18 textos sobre vivências das mulheres no contexto da pandemia da Covid-19, que retratam diferentes territórios. A coletânea está dividida em três partes e apresenta como eixo comum a perspectiva do cuidado, discutida com base nas relações de gênero. Corpo, trabalho e políticas públicas se articulam para revelar as implicações da pandemia para as mulheres, associadas a outros marcadores sociais como raça e classe.

A coletânea conta com a participação de pesquisadoras de diferentes países além do Brasil, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Venezuela, México, Chile, Peru, Cuba, Costa Rica, Portugal, França e Espanha. “Os textos mostram desigualdades e opressão, mas também resistências protagonizadas pelas mulheres. São trajetórias e experiências que ganham visibilidade nas narrativas de pesquisadoras que se dispuseram a refletir sobre o fenômeno da pandemia”, observa a professora Joseli.

Para a professora Karina, o livro é resultado de um trabalho coletivo que possibilitou a reflexão crítica sobre as desigualdades vividas pelas mulheres em meio à crise pandêmica que se revela em diferentes países, servindo como uma contribuição aos estudos de gênero.

“Vivências de mulheres no tempo e espaço da pandemia de Covid-19: perspectivas transnacionais” foi publicado em formato digital e pode ser acessado gratuitamente pelo site ou pelo aplicativo da Editora CRV. O conteúdo também será disponibilizado em espaços de divulgação científica, para maior difusão da produção científica sobre o tema.

da Assessoria