Em exibição desde 17 de abril de 2015 na TV Educativa, o programa CulturAção tem o objetivo de valorizar as produções culturais e artísticas que ocorrem em Ponta Grossa e região. Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta segunda-feira (25), o apresentador Hurlan Jesus explicou os detalhes sobre o programa.
O CulturAção vai ao ar às terças-feiras, às 18h30, pela TV Educativa, em Ponta Grossa, foi idealizado pelo produtor cultural Edson Silva e atualmente é apresentado por Hurlan Jesus e Izabelle Antunes. Por meio de entrevistas, divulgações e coberturas de eventos, a equipe busca mostrar que a cultura também é resposável por movimentar a região. “A função do CulturAção é dar espaço específico para os artistas, tanto no programa na TV, quanto no site culturacao.com. É justamente ter um espaço cultural onde a gente coloque esses artistas, músicos, atores e atrizes locais em destaque aqui na cidade e na região”, pontua.
O apresentador destaca que, embora o CulturAção seja financiado pelo Projeto Municipal de Incentivo à Cultura (Promific), o programa também necessita de recursos próprios da equipe para continuar em funcionamento. “Inclusive utilizamos um estúdio caseiro, fazemos as matérias na rua em eventos culturais, inclusive até está tendo bastante evento cultural aqui na cidade, o secretário de Cultura tem feito um trabalho sensacional, a secretaria está emendando um evento no outro. E para gente é ótimo, porque temos conteúdo para mostrar no programa”, diz.
Com o crescimento da demanda de eventos e divulgação cultural do município, houve a necessidade de expandir o programa. “Criamos o site porque a demanda está grande, o pessoal acha que não tem tanta demanda cultural em Ponta Grossa, mas tem sim. Sempre tem bandas e exposições novas”, completa.
O CulturAção vai ao ar todas as terça-feiras, exceto neste dia 26/07, às 18h30, na TV Educativa. O programa também está disponível no YouTube, redes sociais (@pgm_cultuacao)e no site: culturacao.com
Confira a entrevista na íntegra: