há uma hora
Publicado por Matheus Gaston

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) inicia a programação do “Natal de Ponta Grossa – Feliz Cidade” nesta terça-feira (02). Diferentes pontos da cidade recebem decoração e ambientações especiais, cada um com um tema próprio, incluindo praças, parques e avenidas. Todas as noites, o Lago de Olarias terá apresentações natalinas voltadas para toda a família. Além disso, a Secretaria Municipal de Turismo (SMT) desenvolve a programação de Natal no Parque Linear.
A programação contará novamente com a tradicional Parada Natalíssima, que leva música e alegria aos bairros. A atração passará pela Avenida Vicente Machado, que estará toda iluminada sob o tema “Conselhos sinceros para pessoas especiais”, que traz uma referência aos tradicionais pórticos que enfeitavam os natais ponta-grossenses até os anos 1970, com destaque para as lojas Hermes Macedo (HM) que sempre apresentavam seus pórticos em frente a loja, na Praça Barão do Rio Branco.
A agenda começa na terça-feira, no Parque Ambiental, com a Villa Noélia, um palacete temático que recria a mansão do Papai Noel. Na quarta-feira (03), a Praça Álvaro Holzmann (Palmeirinha) passa a receber “Soldadinho de Chumbo: A História do Quebra-Nozes”.
Já na quinta-feira (04), será inaugurada, no Parque Monteiro Lobato, a Central de Distribuição da Magia do Natal, uma fábrica do Bom Velhinho com caminhão temático que remete a Ponta Grossa como Capital dos Caminhões, reforçando a vocação local ligada ao transporte e à logística. No sexta-feira (05), a Praça Barão de Guaraúna transforma-se em uma vila natalina para o Natal Pequenino, e, a partir do sábado (06), a Praça Simon Bolívar apresenta o Natal para Francisco, inspirado na relação de São Francisco de Assis com os animais.
O circuito se completa no domingo (07), quando o Lago de Olarias inaugura o tema “Réveillon: A Vida é uma Festa”, com pavilhão especial, decoração temática e estrutura que inclui atrações e a tradicional queima de fogos. O local terá apresentações artísticas diárias, enquanto os demais pontos oferecem experiências, instalações e atividades ao longo do mês, formando um trajeto natalino que percorre diferentes bairros da cidade.
“O Natal é um momento mágico e especial, em que a beleza da nossa cidade se acentua ainda mais pela união e pela alegria das pessoas. Ponta Grossa está linda e preparada para receber moradores e visitantes. Preparamos uma celebração que não só resgata nossas melhores memórias e tradições, como também reafirma nossa força e capacidade de desenvolvimento”, declara a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil).
“O Natal é uma época em que a cidade se reencontra consigo mesma”, afirma o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal. “Mais do que iluminar ruas e praças, queremos acender um sentimento coletivo de renovação. Por isso, preparamos uma programação que celebra nossas tradições e fortalece os laços entre as pessoas.” Segundo ele, o período também impulsiona o comércio, amplia o fluxo turístico e estimula a cadeia econômica do município.
A programação de Natal no Lago de Olarias, onde se concentram as principais atrações do evento, também começa na terça-feira com apresentações de grupos dos Projetos Satélite. A partir daí, o espaço passa a receber diariamente corais, companhias artísticas e formações musicais até 21 de dezembro, com início variando entre 18h e 20h30, conforme o dia. Entre as atrações estão Meninas Cantoras & Crianças (3 e 18), o espetáculo Coro Cidade – Natal pelo Mundo (4, 15, 16 e 20), os recitais de piano de alunos das professoras Lu, Cássio e Silvane (5, 6, 7, 11 e 12) e as montagens da Cia Quebra-Nozes, que ocorrem em cinco datas: 5, 6, 7, 15 e 16 de dezembro.
Os fins de semana de 7 a 9 de dezembro terão uma extensa mostra dos Corais da Cidade, com sessões consecutivas. Também integram a programação o Grupo de Metais (10 e 19), a Conserva’s Big Band (10 e 17), a Banda Lyra (17 e 19), a Banda Marcial do Colégio Sant’Ana (12/12) e a Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa (14 e 21/).
O calendário inclui ainda o espetáculo Papai Noel e a Fábrica de Brinquedos, do GTPG, nos dias 12 e 20 de dezembro, além de apresentação da Hércules Produções na mesma data, no período da noite. Com dezenas de atrações ao longo de três semanas, o Lago de Olarias reúne uma das maiores programações natalinas já realizadas na cidade. Também haverá uma apresentação especial do Coro Cidade de Ponta Grossa com os Canarinhos de Campo Largo, no Instituto João XXIII, no dia 13, às 11 horas.
A Parada Natalíssima volta a percorrer os bairros de Ponta Grossa, levando música e clima natalino a diferentes regiões. A edição deste ano terá apresentações da Banda Lyra e do Grupo de Metais, que circularão em datas e horários variados entre 4 e 18 de dezembro.
Os desfiles sairão do Conservatório Maestro Paulino ou do Lago de Olarias, passando por locais como o Parque Monteiro, Parque Ambiental, Praça Álvaro Holzmann (Palmeirinha), Praça Simon Bolívar (Oficinas) e a estação central da Rumo, em Uvaranas. A iniciativa aproxima o público das atrações e amplia o alcance da programação natalina pela cidade.
A SMT abriu, na última quinta-feira (25), a programação de Natal no Parque Linear. No local, o público pode conferir o espetáculo “O Pianista Mágico no Jardim de Natal”, uma experiência imersiva que combina luzes, música, cenários interativos e efeitos especiais. Com mais de 1.400 m² decorados, o Jardim de Natal oferece um ambiente encantado, com árvores que “pulsam” ao ritmo da trilha sonora, flores iluminadas que se abrem em sincronia e efeitos de neve e bolhas de sabão com aroma de morango, criando um clima único para famílias e crianças.
As apresentações têm cerca de 12 minutos e se repetem a cada 30 minutos, entre 19h e 22h. “O Natal de Ponta Grossa vem se consolidando como um dos maiores do Paraná. Preparamos um espetáculo pensado para emocionar, encantar e celebrar momentos em família. É uma experiência que fortalece o espírito natalino e valoriza nossos espaços públicos”, afirma o secretário municipal de Turismo, Paulo Stachowiak.
Com informações da PMPG