Quarta-feira, 26 de Junho de 2024

Projeto de grafite transforma estudantes através da arte e da cultura urbana

2023-08-16 às 14:14

A diretora executiva da Burburinho Cultural, Priscila Seixas, destacou o ‘Proje7o Arco-Íris’, em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (16).

Proje7o Arco-Íris

Depois de percorrer escolas públicas das cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo e Guaratinguetá, chegou a vez de Curitiba, no Paraná, ser contemplada pelo ‘Proje7o Arco-Íris’. A partir do próximo dia 21 de agosto, o Colégio Estadual Homero Batista de Barros receberá arte-educadores, que juntamente com alunos e professores da instituição, vão pintar um grande mural utilizando grafitti na fachada da escola. A iniciativa é da Burburinho Cultural, produtora com ênfase em transformação e inclusão social, e tem a proposta de colorir a realidade de jovens e levar a prática artística para estudantes de escolas públicas brasileiras.

“Ele é um projeto de grafite que estamos realizando em sete escolas e transformando os estudantes através da arte e da cultura urbana”, explica Priscila. “Entre essas escolas, estamos chegando em Curitiba, na próxima semana”, acrescenta.

A diretora executiva destaca que o projeto surgiu com a ideia de revitalizar sete escolas de sete cidades diferentes, e que ele utiliza a Lei Rouanet. “As escolas escolhidas são públicas, em que entendemos que são lugares que precisam ser revitalizados. Realizamos cinco dias de oficinas de grafite com as crianças da escola e, no quinto dia, montamos uma revitalização a partir de um painel construído pelos alunos e também de um painel de um grafiteiro, que é convidado para revitalizar essa escola”, ressalta.

O grafite

O grafite é uma representação artística que surgiu da realidade da periferia urbana e tem como objetivo realizar uma crítica social, através da arte. A diretora executiva destaca que ele possui um potencial de representação.

“Ele está em um lugar de representação do cotidiano e da cultura urbana. O grafite tem um lugar próximo da vida das pessoas, porque está presente na rua”, afirma Priscila. “Ele é um tipo de manifestação de artes visuais, em que os muros são as telas. Então quando entendemos a importância do grafite dentro de uma experiência em uma realidade urbana ele já é especial, agora pensar nele dentro da escola já é o pensamento em uma arte que aproxima as crianças de um universo artístico com um potencial de representação”, complementa.

Embora ele possua uma elaboração mais complexa, o grafite vem da pichação que é uma manifestação marginalizada, segundo Priscila. “Ele vem de um tipo de manifestação que vem de uma cultura marginalizada. Porém ele se ressignifica, ganha muros e também se transforma em uma arte”, aponta. Ela também destaca as diferenças entre a pichação e o grafite. “A pichação está ligada a um tipo de assinatura em que você deixa a sua marca, dentro de um lugar não autorizado. Já o grafite está na maneira como você utiliza o muro da cidade para transformá-lo em uma arte com diferentes técnicas”, complementa.

Serviço

Local: Colégio Estadual Homero Batista de Barros

Endereço: R. Fernandes Viêira, 17 – Capão Raso, Curitiba – PR, 81020-650

Datas: 21 a 25 de agosto

Para mais informações, acesse o instagram oficial do projeto: @proje7oarcoiris.

Confira a entrevista completa: