O projeto “É Dia de Feira!” está oficialmente no ar, e já conta com a publicação da história de vida de cinco feirantes, além de uma postagem exclusiva sobre a história da Feira do Produtor de Ponta Grossa. Desenvolvido pelo fotógrafo e estudante de jornalismo, Gabriel Ramos, o trabalho pretende atrair cada vez mais a atenção da população para a gastronomia e produtos encontrados nas feiras. Contando com a aprovação e incentivo do edital “seleção de projetos culturais para difundir a cultura popular de Ponta Grossa”, realizado pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais o projeto foi lançado no dia 27 de novembro.
Segundo o proponente, o trabalho tem grande importância histórica e cultural para a cidade, já que a tradição das feiras é algo que remonta mais de 100 anos na história da cidade. “Durante a execução do projeto descobri que embora documentos oficiais mostrem uma história de 43 anos, existem pequenos indícios de que essa tradição remonte aproximadamente 130 anos!” comenta o fotógrafo.
Segundo Gabriel, a importância de aplicativos de delivery é inegável atualmente, mas ele afirma que não podemos perder o costume de ir a feira. “Ao conversar com os feirantes durante as entrevistas, pude perceber que para eles a Feira do Produtor não é apenas um local de comércio, mas sim um ponto de encontro, uma maneira de conhecer pessoas e histórias, de reencontrar amigos. Eles se sentem extremamente orgulhosos da feira, de saber que muitas pessoas vão até lá para relaxar e se distrair dos problemas” conta Gabriel Ramos.
Inicialmente foram realizadas cinco entrevistas, abordando a história de vida dos feirantes, e que divulgam quais produtos os mesmos comercializam. Foi realizada também uma postagem exclusiva que conta a história deste tipo de comércio em Ponta Grossa. Todos os comerciantes entrevistados receberam um retrato profissional impresso do fotógrafo, enquanto que a versão digital foi usada para estampar as publicações no instagram. Segundo Gabriel, a ideia é desenvolver o projeto mensalmente, para que através das redes sociais seja possível sensibilizar cada vez mais camadas da população, atraindo assim mais e mais público para a feira!
Serviço:
Instagram oficial do projeto: @diadefeira
Horários e locais onde acontece a Feira do Produtor:
– Terça-feira das 9h30 às 18h30 / Jardim Carvalho, Praça da Igreja Santos Antônio.
– Quarta-feira das 13h30 às 19 horas / Rua Benjamin Constant, estacionamento do Restaurante Popular.
– Quinta-feira das 14 às 19 horas / Praça Tancredo Neves – Santa Paula.
– Sábado das 7 às 13 horas / Rua Benjamin Constant, estacionamento do Restaurante Popular.
da assessoria / Gabriel Ramos