Na terça-feira (02), os alunos do Colégio Estadual Maestro Bento Mossurunga receberam o projeto Música para Todos. Foram realizadas duas apresentações, uma para turmas da manhã e outra para as turmas da tarde, com instrumentos de percussão, abordando diversos gêneros musicais. A iniciativa buscou despertar nos alunos o interesse pelos ritmos e expressões, principalmente, da música brasileira.
Ricardo Côrrea, coordenador do projeto e músico responsável pela apresentação, explica a proposta da atividade: “A ideia é despertar o ouvido musical, porque a música é como se fosse uma outra linguagem a ser descoberta, e você aprende ouvindo. Além de também promover o entendimento de que a música acontece primeiro na nossa mente; ela exige concentração e presença. Essa atenção que a música exige acaba ajudando em outros aspectos da vida também.”
Sandra Marques, diretora do colégio, conta que as crianças estavam na expectativa das apresentações. Ela afirma que essas iniciativas colaboram na formação dos estudantes, uma vez que esse primeiro contato, às vezes, os leva a buscar aprender esses instrumentos, e isso pode transformar vidas. “Acredito que também ampliou o repertório cultural deles. O professor é muito didático, e está trazendo para as crianças, de maneira mais clara, o que é cada instrumento e os ritmos. Eu acredito que agora as crianças vão ter um norte para identificar esses elementos nas músicas”, complementa.
Carla Leal, pedagoga do colégio, ressalta a importância de eventos culturais para a instituição, a fim de promover novas experiências e ampliar o conhecimento dos alunos. “A apresentação articula com outras disciplinas, principalmente a de artes, mas contribui de forma geral. O evento proporcionou esse momento de participação por parte dos alunos.”
Música para Todos
O projeto “Música para Todos”, idealizado pelo músico e professor Ricardo Corrêa em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, é produzido pela ABC Projetos Culturais e viabilizado por meio de edital da Lei Paulo Gustavo, da SEEC – Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
A iniciativa oferece aulas de música instrumental para crianças e adolescentes em medida protetiva, socioeducativa ou em situação de vulnerabilidade, atendidos por instituições sociais.
Criado em 2016, o projeto acontece de forma ininterrupta, inclusive durante a pandemia, levando música e novas perspectivas de vida aos jovens que mais precisam.
Na edição deste ano, 90 alunos, com idades entre 8 e 17 anos, de 7 diferentes instituições, participam das atividades e têm a oportunidade de desenvolver talento, disciplina e autoconfiança por meio da música.
da assessoria