Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025

Projeto “Vindas” realiza oficinas de escrita criativa para crianças e pessoas com mais de 60 anos

2024-12-02 às 13:33

A Editora ABC Projetos Culturais promoveu, nos dias 27 e 29 de novembro, oficinas de escrita criativa para estudantes do ensino infantil do Instituto João XXIII e para alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

As oficinas foram uma contrapartida da proposta aprovada pelo Fundo Municipal de Cultura no Edital nº016/2024 que premiou a obra “Vindas – Memórias da Imigração, vol. 2”, livro com narrativas de imigrantes que vieram para o Brasil nas primeiras décadas do século passado com o objetivo de colonizar o Paraná. A obra, lançada em 2021, foi escrita pela jornalista Alessandra Bucholdz em coautoria com Diego Antonelli e Jefferson Dittrich.

As oficinas foram direcionadas, no primeiro dia, a crianças do Instituto João XXIII, com o objetivo de que buscassem relatar em formato de conto as memórias de suas famílias, especialmente seus avós. Ela foi realizada em dois formatos: as crianças que ainda não aprenderam a ler fizeram desenhos, e os demais leram e interpretaram obras de autores ponta-grossenses.

“A ideia era que os estudantes pudessem transformar histórias que ouviram de seus familiares em texto, como forma de reconhecer que a oralidade e o cotidiano são elementos que também podem oferecer subsídios para a escrita literária”, pontua Alessandra Bucholdz, diretora da ABC Projetos Culturais.

A segunda oficina foi destinada a pessoas com 60 anos ou mais que fazem a disciplina de Prosa e Verso da UATI, com o propósito de estimulá-las a escrever suas próprias narrativas em formatos literários. A disciplina é lecionada pela escritora Dione Navarro, que também conduziu as duas oficinas.

“Me surpreendi com a qualidade das trovas que os alunos da UATI escreveram durante a disciplina. Começamos com o gênero mais difícil e eles tiraram de letra”, comemora Dione. Ela elabora, ainda, que a oficina da UATI foi o momento ideal para preparar os alunos para o encerramento das aulas, no dia 9 de dezembro, ocasião em que farão apresentações em uma “tarde de talentos”.

da assessoria