‘Sesc Comove’ chega à Estação Saudade na próxima semana com muita dança e movimento | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

‘Sesc Comove’ chega à Estação Saudade na próxima semana com muita dança e movimento

2023-11-18 às 10:58
Foto: Divulgação

A dança existe a partir de uma intenção de interagir com o outro e com o mundo. Aquele que observa a dança é responsável pela sua existência, e assim, dançam juntos. Movem-se juntos. No fazer-dança, os corpos compartilham o movimento e COMOVEM um ao outro.

O SESC COMOVE – Ações em Dança é um projeto de fomento à fruição e à difusão em dança. Seguindo as propostas do Referencial Programático e das Diretrizes da Política Cultural do Sesc, o objetivo deste projeto é de ampliar as ações de dança do Sesc Paraná para além dos cursos sistemáticos. Pela primeira vez, o projeto chega à Ponta Grossa trazendo espetáculos, ações e oficinas de diversas linguagens ao público.

No dia 21/11 (terça-feira), às 12h30, na Plataforma da Estação Saudade, a rapper, poeta e slammer Tayá Versa apresenta “Entrelinhas”, uma performance carregada de poesia e empoderamento, abrindo os trabalhos culturais da semana.

Em seguida, às 13h, a Companhia Municipal de Dança de Ponta Grossa apresenta fragmentos do espetáculo “Travessia, Saudade, Passagem”, que conta a história da cidade de Ponta Grossa através da dança, com ritmos como o ballet clássico, neoclássico, dança contemporânea e sapateado.

No dia 22/11 (quarta-feira), é a vez do hip hop invadir a Estação Saudade. Às 19h, o Hip Hop Slam PG traz apresentações de dança de rua em diversos estilos, mostrando a energia e a criatividade dos artistas em um verdadeiro espetáculo de movimento. Além das apresentações solo, o grupo promete encerrar as atividades com batalhas de rimas e encontros de cypher de breaking, promovendo o movimento através de um conjunto cultural amplo, que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break).

Já na sexta-feira (24), duas ações acontecerão na programação: a oficina “TEORIA DA GRAVIDADE”, com o artista Rapha Fernandes. Com duração de 3h, a ação sugere caminhos de criação artística na dança, que investiga o corpo performático, a questão básica do movimento (peso, espaço, tempo e fluxo), o design de movimento, entre suas poéticas contemporâneas. As inscrições podem ser realizadas no site do SESC PR ou na Central de Relacionamentos da Estação Saudade.

No mesmo dia, às 19h, o artista apresenta “TEORIA DA GRAVIDADE”, um espetáculo que prevê um solo de dança híbrido, que articula um diálogo entre as danças da cultura Hip-Hop e a dança Contemporânea.

No sábado, 25/11, a Sutil Companhia de Dança ministra a oficina “A natureza ritualística do corpo sutil”, ação que, por meio da atmosfera imagética do corpo sutil, abrange o corpo como materialização dos desejos a partir de uma escuta sensível e propõe o experienciar dos participantes como fio condutor para estados de corpo que conduzem movimentos, de modo que o relacionamento entre os integrantes, a espacialidade e a dança se permitem sazonar. As inscrições podem ser realizadas no site do SESC PR ou na Central de Relacionamentos da Estação Saudade.

E na noite do sábado, às 19h, a Curitiba Cia de Dança apresenta “Memória de Brinquedo”, um espetáculo de dança contemporânea que celebra histórias, lembranças e sensações tecidas e criadas ao longo da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o espetáculo busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade.

E fechando as atividades da semana, no domingo 26/11, o espetáculo “Olha pra mim”, da Sutil Cia de Dança, abrilhanta a Sala de Espetáculos do Sesc Estação Saudade. O espetáculo explora a dramaturgia corporal das bailarinas/performers em danças fluídas, íntimas e que demonstram a inquietude que são as relações humanas.

Durante toda a semana, a dança protagonizará as atividades do Sesc Estação Saudade. Todas as atividades são gratuitas.

da assessoria