Sexta-feira, 12 de Agosto de 2022

TV Assembleia estreia atração dedicada à cultura paranaense

07/07/2022 às 11:27
Foto: Orlando Kissner/Alep

A TV Assembleia estreia nesta sexta-feira (08) em sua programação uma atração para estimular, apoiar e valorizar a arte, a cultura e personalidades paranaenses da área. O programa Cultura e Arte na Assembleia vai mostrar entrevistas e apresentações de artistas, músicos e personalidades ligadas ao setor cultural. Estas personagens vão compartilhar histórias, experiências e produções. A atração vai ao ar às sextas-feiras, às 11 horas, com reprises ao longo da semana. No programa de estreia, o Cultura e Arte na Assembleia recebe Gehad Hajar, fundador do Festival de Ópera do Paraná, considerado atualmente o maior evento lírico do Brasil, realizado gratuitamente por diversas cidades paranaenses e contando com produções brasileiras inéditas.

Durante o bate-papo, Hajar falou sobre o surgimento e o desenvolvimento do gênero no Estado. O especialista também abordou os períodos de esquecimento e renascimento da ópera em Curitiba e em todo o Paraná. Entre outros assuntos, o estudioso do tema explicou as principais características e linguagens da ópera. “A ópera é uma arte completa, que mistura outras expressões, como a música, as artes visuais, o teatro. O gênero possui características especiais, com intento de sempre emocionar. Costumo repetir que não assistimos ópera, temos experiências com ópera. Quanto mais dramática, mais ópera é”, disse.

Hajar também falou sobre seu trabalho e a historia da ópera no Estado. “Curitiba é a capital da ópera da América Latina. Infelizmente perdemos isso com o tempo. Por isso, o trabalho do Festival de Ópera é importante: formar novos públicos. O Festival é uma vitrine para que lancemos artistas paranaenses para outros países. Estamos colocando o Paraná no cenário da ópera mundial”, revelou Hajar.

Durante a entrevista, ele também contou detalhes da edição de 2022 do Festival de Ópera. Para saber, confira o papo completo na programação da TV Assembleia. O programa Cultura e Arte na Assembleia, que vai dar espaço a artistas locais, é uma reedição do programa Comunicação & Arte na Assembleia, adaptados aos novos moldes pós-pandemia. A ideia é que o programa receba nas próximas edições grupos folclóricos, coreógrafos, músicos, maestros, diretores de museus, artistas plásticos, diretores e produtores de teatro, escritores e poetas.

da Alep