Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

UEPG abre inscrições para o 52º Fenata

2024-06-12 às 14:12
Foto: Aline Jasper

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex-UEPG), abre as inscrições para o 52º Festival Nacional de Teatro (Fenata), que acontece entre os dias 07 e 13 de novembro de 2024. As inscrições podem ser feitas pelo preenchimento do formulário, até o dia 07 de julho.

No momento da inscrição, devem constar os dados sobre o grupo proponente, como o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e seu histórico de atuação; e informações sobre a peça: categoria que a apresentação melhor se enquadra, sinopse, direção, classificação indicativa e número de membros de elenco e equipe. As inscrições devem ser feitas por peça, podendo o grupo inscrever mais de uma apresentação.

Em sua quinquagésima segunda edição, o Fenata levará doze categorias de apresentação ao público, sendo metade inédita. Além das tradicionais mostras de Teatro de Rua, Adulto, Infantil, e as mostras Especial, Campos Gerais e ‘Dez em Cena Telmo Faria’, o Festival recebe, neste ano os segmentos de Teatro Experimental, Científico, Animação, Universitário, Palhaçaria e ‘Gastronomia em Cena’.

O diretor de Assuntos Culturais da UEPG e coordenador do Fenata, professor Nelson Silva Júnior, explica que as novas mostras incorporadas ao Festival são reflexo das edições anteriores, a exemplo da Palhaçaria, que foi temática central da edição de 2023. “Nossa linha curatorial para este ano é dedicada às brasilidades. Sempre buscamos, junto a atores e produtores culturais, observar as principais tendências do cenário nacional para o Fenata, visando levar o Teatro para além do palco”, destaca o diretor.

O 52º Festival Nacional de Teatro é realizado pela UEPG, por meio da Diretoria de Assuntos Culturais da Proex (DAC), e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG). Demais informações sobre esta edição do Festival estão disponíveis no edital de seleção dos grupos participantes.

da UEPG