Sábado, 18 de Maio de 2024

UEPG leva arte, inovação e esporte para o Dia Mundial da Criatividade

2024-04-24 às 13:57
Fotos: Gabriel Miguel, Tierri Angeluci e Arquivo Pessoal

O fim de semana foi de criatividade em Ponta Grossa. Entre 19 e 21 de abril, a cidade recebeu atividades do Dia Mundial da Criatividade e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) integrou a programação durante os três dias de evento. Com inovação, cultura e esportes, a UEPG movimentou a comunidade, dentro e fora da instituição. O Dia Mundial da Criatividade é um evento anual que ocorre em mais de vinte países e acontece pela primeira vez em Ponta Grossa, sob coordenação da RDB Criatividade, com recursos da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

A primeira programação da UEPG no evento foi promovida pela Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi), na sexta-feira (19). Intitulada ‘Agipi- Bastidores da inovação na UEPG’, a atividade promoveu o encontro da comunidade universitária com os empreendedores incubados pela agência, que apresentaram os projetos inovadores desenvolvidos dentro da Universidade. “Por meio da realização desses eventos, abrimos nossas portas para incentivar um diálogo colaborativo. Acreditamos que um ambiente aberto à troca de ideias e à experimentação é solo fértil para a inovação florescer”, explica o diretor da Agipi, Albino Szesz Júnior.

No sábado (20), aconteceram diversas ações culturais e esportivas no Sesc Estação Saudade, no centro de Ponta Grossa. A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) também esteve presente, com a exposição de quadros nos painéis da plataforma da Estação. Acadêmicos do curso de Artes Visuais expuseram cerca de trinta quadros de diferentes artistas que compõem o acervo da instituição. O diretor de Assuntos Culturais da UEPG, professor Nelson Silva Júnior, exalta que foi a primeira mostra das obras fora da UEPG. “Dar acesso à comunidade e à cultura é a proposta da UEPG para compreender a criatividade”, afirmou.

Durante o evento, o Grupo de Teatro Universitário (GTU) apresentou um trecho da peça Big Bang, de autoria de Tairone Vale. “Nos adaptamos ao ambiente diferente do que estamos acostumados, o palco, para trazer uma apresentação que chamou a atenção do público”, comenta o diretor do GTU, Daniel Frances. Ao final do encontro no Sesc Estação Saudade, acadêmicos de diferentes atléticas da UEPG reuniram-se para apresentações de baterias e cheerleading (líderes de torcida).

Para o encerramento do evento, a UEPG realizou o projeto Campus Parque, no campus Uvaranas, no domingo. O projeto promoveu atividades físicas e a prática esportiva para pessoas de todas as idades.

da assessoria

Fotos: Gabriel Miguel, Tierri Angeluci e Arquivo pessoal