Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

UEPG realiza lançamento do 35º Festival Universitário da Canção

2023-05-19 às 16:22
Foto: Jéssica Natal

Com alegria e música, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou, na noite desta quinta-feira (18), o lançamento da 35ª edição do Festival Universitário da Canção. Promovido por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), o FUC acontece em 17 de junho, no Cine-Teatro Ópera, com apresentação de 12 músicas concorrentes e show da banda convidada ‘Francisco, el Hombre’ – os ingressos começam a ser vendidos em breve.

A noite fresca e a música no ar livre receberam patrocinadores, autoridades universitárias, músicos e entusiastas do Festival no Frederico Cervejas, para anunciar os preparativos e novidades que aguardam o próximo FUC. “Nós pensamos num Festival que envolva o público em música, onde o espetáculo inicia quando a pessoa entra no teatro”, destaca o diretor da Divisão de Assuntos Culturais da Proex, Nelson Silva Júnior. “Teremos várias novidades, apresentações diferenciadas, como a participação do Coro Cidade e da banda Francisco el Hombre, que celebra dez anos de carreira. Queremos um show imersivo”, adianta.

Dentre os presentes, estava Vivian Bueno, artista que recebeu o primeiro lugar com a música “Fé Menino”, no 34º FUC. “Para mim, o sentimento é de orgulho em estar aqui. O FUC é uma celebração, uma festa, que movimenta a cultura, une artistas e cria conexões”, descreve. Vivian não deixou de apresentar a música vencedora da edição passada e um tributo à cantora Rita Lee (in memorian). “A expectativa está altíssima. Eu sei que os artistas concorrentes são incríveis. Estou muito animada com o Festival, especialmente com o show da Francisco el Hombre”, completa.

“Esse Festival é uma celebração à vida e ao imenso potencial artístico de cada um desses artistas”, salienta Emanuel Furtado, diretor de marketing da Belgotex do Brasil, patrocinadora master do Festival deste ano. “O FUC proporcionará um palco vibrante e envolvente para que esses talentos brilhem e exponham suas vozes e melodias ao mundo. Patrocinar este momento é uma grande honra para nós”.

Novidades

Nesta edição, o FUC promete novidades, com apresentações na entrada do teatro; cenário decorado com móveis em luzes Led, produzidas pelo iluminador profissional Lucas Amado (Curitiba); apresentação dinâmica de Vitor Salmazo, da Rádio Mundo Livre FM); além da continuidade FUC Reverbera, com oficinas abertas ao público: de voz com a fonoaudióloga Angelita Rocha; presença de palco, com o diretor teatral e cantor, Zek Ramos; e oficina de estratégias para lançamentos digitais, com a jornalista e produtora cultural Daiani Martins. As datas das oficinas, que acontecerão no Conservatório Musical Maestro Paulino, serão anunciadas em breve.

“Toda edição é um momento de alegria, não apenas na UEPG, mas para toda a cidade”, comemora o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto. Para ele, a expectativa é um Festival marcado pela preocupação social e com os direitos humanos. “Importante destacar que a Universidade produz cultura em diversos órgãos e departamentos. Esse momento é de união e de repensar a sociedade, que é papel da Universidade”, salienta. Para o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate, o pré-lançamento é momento de celebração. “É uma alergia ver que a UEPG atua de maneira ativa na cultura da cidade. Estamos retomando as atividades muito mais acolhedoras e presenciais, então estamos contentes e temos certeza que será mais um sucesso, como é há 34 edições”.

“Este ano, a Proex promete muita coisa em termos de cultura. Estamos muito animados para levar cultura e extensão pela cidade”, comenta a pró-reitora da Proex, Maria Salete Marcon Vaz. “A UEPG trará dinâmica para a cultura em Ponta Grossa este ano”, completa.

35º FUC

O 35° FUC tem o patrocínio master da Belgotex do Brasil e patrocínio da Unimed Ponta Grossa, Premium Vila Velha Hotel e Cresol, com incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), da Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural; e da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico, da Secretaria Municipal de Turismo e Conselho Municipal de Turismo.

da UEPG