Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022

UEPG recebe mais de 7 mil inscritos para Programa Bolsa Qualificação Cultural

12/01/2022 às 15:51
Foto: Gabriel Ramos

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná (Secc-PR), encerrou a segunda fase de inscrições para o Programa Bolsa Qualificação Cultural, neste domingo (09), com 7160 inscritos. Das 12 mil vagas disponíveis no início do Programa, 8272 profissionais já se capacitaram nos 399 municípios do Paraná. As 3738 vagas serão preenchidas pelos candidatos que se encaixem nos critérios estabelecidos no edital.

“Esses artistas, trabalhadores da cultura, ao estarem conosco, também vão fazer parte da comunidade universitária nesse momento. A Universidade cumpre o seu papel toda vez que qualifica, dá formação e atua socialmente junto às comunidades”, salienta o coordenador geral do Programa na UEPG, Carlos Willians Jaques Morais. “O trabalho de diálogo e abertura da gestão da Universidade, com os diversos setores da sociedade, faz com que essas parcerias se materializem em oferta de cursos de excelência e em melhoria da qualidade de vida das pessoas”, completa.

O contemplado receberá uma bolsa de R$ 3 mil (em 3x de R$ 1 mil), para assistir aulas divididas em 3 módulos de 40 horas. O recurso provém da Lei Aldir Blanc, lei federal de auxílio emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura no Brasil. Os cursos oferecidos são da área de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; e Técnicos. De acordo com Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Cultura, o número expressivo de inscrições na segunda fase demonstra a importância do Programa no cenário pandêmico. “Com a Bolsa Qualificação, conseguimos conciliar o conhecimento a uma renda importante para os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura num momento em que a pandemia ainda traz seus impactos e incertezas”, afirma.
As aulas acontecerão na modalidade Ensino a Distância (EaD), porém, os interessados que não tiverem acesso à internet poderão solicitar material impresso à UEPG. Podem se inscrever trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural, que residam no Paraná, com idade mínima de 18 anos e atuação comprovada na área de, no mínimo, dois anos.
 A UEPG deve divulgar o resultado das inscrições deferidas no dia 24 de janeiro. Mais informações estão presentes aqui.
da UEPG