Parece mentira, mas não é. Em uma cena que parece surreal até para um filme B, o âncora de um noticiário da TV afegã lê as manchetes aterrorizado enquanto é cercado por militantes do Talibã armados até os dentes. As cenas foram amplamente divulgadas nas redes sociais e a situação horrenda foi duramente criticada por membros da imprensa mundial, que viram na transmissão em que o jornalista é praticamente obrigado a elogiar o Talibã por nada menos que oito homens que invadiram o estúdio do TV.
Yalda Hakim, âncora e correspondente da BBC, compartilhou o vídeo da reportagem com a legenda: “TV Afeganistão – surreal. É assim que se parece um debate político agora na TV afegã, com soldados do Talibã vigiando o apresentador. O apresentador fala sobre o colapso do governo Ghani e diz que o Emirado Islâmico diz que o povo afegão não deve ter medo do #Afeganistão”.
O vídeo de apenas 42 segundos, que já teve mais de 1,6 milhão de visualizações, o âncora do noticiário é cercado por oito homens armados que parecem estar fazendo a “escolta” das manchetes lidas. Relatos indicam que os homens invadiram o prédio no domingo e exigiram que o apresentador falasse com eles. De acordo com a WIO News, o âncora realizou um debate com os militantes durante o ar.
A emissora informa que o apresentador falou sobre o colapso do antigo governo no Afeganistão e exortou o povo afegão a não ter medo. Durante o programa, chamado Pardaz, o âncora também disse às pessoas para cooperar com o grupo. As cenas foram produzidas enquanto militares americanos faziam as últimas manobras antes de deixar o país em definitivo após uma campanha que durou 20 anos.
Afghanistan TV – surreal
This is what a political debate now looks like on Afghan TV, Taliban foot soldiers watching over the host. The presenter talks about the collapse of the Ghani govt & says the Islamic Emirate says the Afghan people should not to be afraid #Afghanistan pic.twitter.com/oEverVgLOE
— Yalda Hakim (@BBCYaldaHakim) August 29, 2021