Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021
foto: Clebert Gustavo

Vinhos & Viagens: Rolhas e garrafas de vinho podem virar decoração!

27/02/2020 às 14:41

O artesão é uma profissão que foi recentemente regulamentada em lei aqui no Brasil, desde 2015. A lei busca incentivar os artesãos do país, visto que são uma importante fonte de renda e de incentivo ao turismo. O artesanato é um trabalho manual, uma expressão artística desenvolvido através de diversas técnicas e materiais e que estão geralmente ligados a cultura de determinada região. O artesanato também pode ser sustentável e confeccionado a partir de materiais recicláveis.

Estive na Casa Leonardo onde conversei com a proprietária e artista plástica Cristina Sá, que junto com sua equipe nos ensinou a confeccionar alguns objetos com garrafas de vinho e rolhas, as peças foram:

Cristina Sá e Patrícia Ecave
  • Porta recados com porta chave: foi utilizado madeira de reciclagem, ou compensado, tinta, rolhas cortadas ao meio, cola quente, alfinetes para seguras os recados e uma gancho para chave.
  • porta copos foi confeccionado com caixinhas mdf que foram pintadas e depois foram inseridas rolhas fixadas com cola quente.
  • garrafa decorativa foi limpa e pintada com uma esponjinha, em seguida com lápis normal foi realizado um desenho que foi coberto com tinta e um pincel fino.

Confira o vídeo com a confecção dos objetos:

Essas peças também foram confeccionadas pela Maria Georgina, artesã que compõem a equipe da Casa Leonardo.

Durante a conversa, Cristina Sá destacou os vários benefícios proporcionados pelas artes plásticas e artesanato na vida das pessoas, “também não podemos esquecer que somos responsáveis pela sustentabilidade do universo, quantos mais criativos formos e tivermos a consciência da importância da reciclagem será possível construirmos coisas lindas e quanto mais ousarmos, mais vamos aprender”, destaca. Além da questão cultural, sustentável e econômica, o artesanato também tem mostrado grandes resultados como terapia para quem sofre com a depressão, os estresse e a ansiedade, a própria Casa Leonardo ja teve vários alunos em tratamento que obtiveram ótimos resultados quando ingressaram para escola e começaram a desenvolver pintura de quadros e artesanatos, “ as pessoas se desacomodam para fazer um artesanato e não ficam solitárias, a arte é uma terapia que também descansa o cérebro”, afirmou Cristina Sá!

Cristina Sá, Patrícia Ecave e Maria Georgina