Sábado, 22 de Junho de 2024

Amor e dedicação a Deus: Conheça o Padre Alexandre Nogueira, novo pároco da Igreja do Rosário

2020-08-24 às 10:52

Em meio às dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Padre Alexandre Antônio Nogueira assumiu a missão de pregar o evangelho no centro de Ponta Grossa. Desde março ele está à frente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, uma das mais tradicionais e importantes do município.

Padre Alexandre nasceu numa família católica fervorosa em São Vicente de Minas, no estado de Minas Gerais (MG). “Quando eu era criança participava da igreja como qualquer criança da minha idade, sendo levado pelos meus pais e avós”, lembra.  Ele revela que se tornar padre nem sempre esteve nos seus planos. “Na infância eu queria ser maquinista e na adolescência passou pela minha cabeça ser militar engajado na Aeronáutica, servindo como oficial em alguma área”, conta. 

De acordo com o sacerdote, ele só começou a participar da igreja de forma mais ativa após ser crismado e se tornar catequista. Em seguida, ajudou a fundar um grupo de jovens chamado Grupo de Jovens Ressurreição e cada vez mais foi se envolvendo com as atividades da Paróquia. 

Início da vida sacerdotal

Depois de alguns anos, Padre Alexandre percebeu sua vocação missionária e ingressou no seminário da Congregação dos Missionários do Verbo Divino, em Juiz de Fora (MG). “Penso que comigo aconteceu um chamado para a vida sacerdotal, contudo ele aconteceu numa realidade que eu estava vivendo naquele determinado momento da minha vida”, explica.

O sacerdote garante que se lembra bem da primeira paróquia para a qual foi designado após a ordenação. “Primeiro eu desempenhei um trabalho que a gente chama de Pastoral Vocacional, que tem como objetivo acompanhar novos jovens que desejam tornar se missionários. Depois assumi a minha primeira Paróquia, dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Itaquiraí (MS)”, recorda. 

Ele também trabalhou na Paróquia Santa Terezinha, em Timbó (SC); Paróquia Santa Terezinha, em Guarapuava (PR); Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Rio Azul (PR) e, recentemente, assumiu o comando da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, aqui em Ponta Grossa. 

A mudança para Ponta Grossa

Padre Alexandre está em Ponta Grossa desde fevereiro de 2020. Ele passou um mês ao lado do antigo pároco, Padre Edvino Sicuro, recebendo orientação antes de assumir o comando da Igreja Nossa Senhora do Rosário e dar continuidade aos trabalhos da Paróquia. 

Ele garante que as primeiras impressões da cidade foram ótimas. “Uma cidade histórica, bonita, organizada em vários aspectos, preocupada em oferecer áreas de lazer para melhor qualidade de vida. Além de ser uma cidade universitária que conta com jovens de diferentes lugares que enriquece o município com cultura e diversidade de pensamentos”, avalia. 

Para o sacerdote, o trânsito é uma das grandes diferenças entre Ponta Grossa e as outras cidades onde ele esteve. “Cada região tem suas peculiaridades, jeito de ser do povo, tradições, costumes e cultura. Aqui em Ponta Grossa, o trânsito em algumas partes da cidade nos exige mais atenção na hora de dirigir”, frisa. 

Desafios e dificuldade de uma cidade de médio porte

Na visão do sacerdote, ainda é cedo para avaliar as maiores dificuldades à frente da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Porém, ele acredita que, como toda Paróquia de centro de cidade, o grande desafio será a evangelização no meio urbano. 

“A correria do povo, falta de tempo das pessoas, exigências no padrão social, relações familiares abaladas e divididas, muitas doenças que afligem a população, a violência urbana, o medo do outro, o consumo de droga. Tudo isso são elementos desafiadores diante do trabalho missionário da Igreja”, enumera. 

Realização e vida pessoal

Quando não está trabalhando na Paróquia, Padre Alexandre gosta de praticar e assistir várias modalidades de esporte, entre elas futebol e Fórmula 1. “Atualmente caminho e ando de bicicleta. Também gosto de ler e minhas leituras são de uma literatura diversificada”, diz. 

Mesmo com todos os desafios e dificuldades da vida sacerdotal, Padre Alexandre garante que se considera realizado com o caminho que escolheu seguir. “Somos seres a caminho, sempre em busca. Tenho muitos sonhos concretizados, mas também tenho ainda sonhos a serem alcançados”, salienta. 

Serviço

A Igreja Nossa Senhora do Rosário fica na Rua Senador Pinheiro Machado, 51, em frente à Praça Barão do Rio Branco.