Segunda-feira, 15 de Julho de 2024

Cachorro mais velho da história completa 31 anos em Portugal

2023-05-12 às 14:21
Foto: Reprodução/Guinness World Records

Bobi, o cachorro mais velho da história, está vivo e completou 31 anos de vida nesta quinta-feira (11), em uma aldeia rural na cidade de Conqueiros, em Leiria, região oeste de Portugal. O animal foi reconhecido não apenas como o cão mais velho vivo como superou seu antecessor, Bluey, que viveu por 29 anos e cinco meses na Austrália, entre 1910 e 1939.

Leonel Costa é o tutor de Bobi e informou à equipe do Guinness World Records que ele é puro da raça Rafeiro do Alentejo , um cão de pastoreio de gado que tem uma expectativa média de vida de 12 a 14 anos.

A veracidade da idade do cachorro português foi confirmada por meio da inscrição dele no Serviço Médico-Veterinário da cidade de Leiria, em 1992, e também pelo SIAC, um banco de dados de animais de estimação autorizado pelo governo português e administrado pelo SNMV (Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários).

Segundo o tutor, a história de Bobi pode ser considerada milagrosa, pois, quando ele tinha apenas oito anos, sua cachorra chamada Gira deu à luz vários filhotes. Sem condições de cuidar da prole, o pai de Leonel decidiu enterrar os bichinhos vivos antes que abrissem os olhos, algo que era muito praticado naquela região.

“Infelizmente, nessa altura era considerado normal pelas pessoas mais velhas que não podiam ter mais animais em casa […] enterrar os animais numa toca para que não sobrevivessem”, explicou Leonel ao Guinness World Records.

leia a matéria completa no iG