Sábado, 21 de Setembro de 2024

Católicos celebram o dia de Santa Corona, protetora contra epidemias

2020-05-14 às 16:11

Católicos do mundo todo celebram neste 14 de maio o dia de Santa Corona. Pouco se sabe sobre a história dessa mártir da tradição cristã, que viveu no século II, na Síria. Embora a devoção não seja muito difundida, o nome da santa experimenta uma onda crescente de popularidade desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a agência alemã Deutsche Welle, habitantes da pequena cidade austríaca que leva o nome de Santa Corona costumavam rezar pela mártir em tempos em que doenças contagiosas atacavam os animais das fazendas e pequenas propriedades rurais locais. “Entre outras coisas, Santa Corona é considerada uma santa padroeira contra epidemias. É isso que a torna tão interessante neste momento”, afirma  a porta-voz da Catedral de Aachen, Daniela Lövenich.

Há dúvidas se a santa se chamava realmente Corona ou se o nome se refere à moeda da época (a palavra “corona” vem do latim e significa “coroa”). Ela também era chamada de Stephania e alguns acreditam que a santa pode ter ficado conhecida como Corona por ser invocada para “assuntos de dinheiro, loteria e jogos de azar”, já que apostadores de loteria também costumavam pedir intercessão da santa.