Cientistas revelam top 10 pesadelos mais angustiantes; confira a lista | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Cientistas revelam top 10 pesadelos mais angustiantes; confira a lista

2023-09-13 às 16:31
Foto: Reprodução

Quais foram os piores pesadelos que você já teve? Embora os sonhos ruins nos toquem profundamente de forma pessoal, a maioria deles segue roteiros parecidos, mesmo para diferentes indivíduos.

A origem dos pesadelos ainda é um mistério para a medicina: os cientistas não entendem exatamente quais são as funções neurológicas dos sonhos ruins. Há teorias de que eles aconteçam enquanto memórias estão sendo processadas e solidificadas, ou que são formas usadas pela mente para se manter alerta mesmo durante o repouso.Em uma pesquisa de 2018, cientistas do Instituto Central de Saúde Mental da Alemanha entrevistaram cerca de 1,2 mil pessoas para catalogar os piores pesadelos que elas conseguiam se lembrar.

A investigação revelou os 10 piores pesadelos que haviam tirado o sono da maioria dos voluntários. Ao categorizá-los em grupos de semelhança, os pesquisadores descobriram que os sonhos considerados piores são os que apresentam situações ruins, mas reais.

“Eles estão relacionados a problemas que cada pessoa tem em suas vidas”, explica o chefe do laboratório de sono do Instituto, Michael Schredl, em entrevista recente à revista Insider.

Confira a lista dos 10 piores e mais frequentes pesadelos:

10. A praga

Uma infestação de ratos, baratas ou cobras. Seja qual for o animal que você considera mais peçonhento, ele invade seus sonhos em bando. Para Schredl, são simbologias do nosso medo de doenças, sujeira e desordem, além de revelar uma sensação de insegurança. Este tipo de pesadelo foi considerado o pior por 1,9% dos participantes.

9. A presença maligna

Aqui, a imaginação busca uma longa lista de monstros do terror. Um fantasma, alienígena, vampiro, demônio ou mesmo todos eles juntos podem aparecer no pesadelo. O pesquisador conta que eles foram considerados os piores para cerca de 4% dos entrevistados e são sinais de que a pessoa se sente ameaçada por alguém de seu entorno.

Estes antagonistas são frequentes também para indivíduos com paralisia do sono. No distúrbio, partes do cérebro associadas ao movimento permanecem dormindo enquanto a consciência desperta — por conta da combinação, a pessoa não consegue se mover.

8. A catástrofe

Erupção vulcânica, enchente, desabamento: todos estes cenários integram a lista de pesadelos com desastres. Este tipo de sonho foi considerado o pior que 4,2% dos voluntários já tiveram. Segundo o pesquisador, o pesadelo revela uma ansiedade social ou pessimismo generalizado quanto ao futuro.

7. A apreensão

Pesadelos desta categoria, escolhidos como os piores para 6,8% dos participantes do estudo alemão, representam a sensação de que há algo errado acontecendo que a pessoa não consegue identificar. O sentimento é de preocupação e ameaça por alguma fonte invisível. Na pesquisa, foram relacionados ao medo do desconhecido.

6. O desentendimento

É quando acontece uma discussão que não chega à violência física, mas deixa claro que quem está sonhando se decepcionou com alguém muito querido. Estes conflitos foram relatados por 9,6% dos voluntários e foram proporcionalmente mais frequentes em mulheres. Para os pesquisadores, podem representar que o indivíduo está evitando uma conversa necessária.

5. Doença e morte

Para 11,6% das pessoas com pesadelos angustiantes, o pior cenário enfrentado foi o de uma sensação de grave adoecimento e morte de si próprio ou de algum ente querido. Como a categoria é genérica, uma vez que vários cenários são possíveis, os pesquisadores dizem que é preciso pensar caso a caso mas, em uma leitura geral, pode ser uma representação do medo da perda e do adoecimento.

4. A fuga

Se sentir perseguido de perto por um humano, um ente maligno ou algo que não se pode ver representa o pior sonho para quase 14% dos entrevistados. Segundo Schredl, a fonte deste medo é a sensação de impotência perante algo que será inevitável.

3. Os acidentes

A categoria é ampla e envolve batidas de carro, sonhos com quedas e afogamentos, entre outros. Foi relatado por 15% dos entrevistados como o pior pesadelo. Embora mais mulheres tenham este tipo de pesadelo em geral, são os homens os que mais sonham com despencar de grandes alturas, contabiliza a pesquisa.

Para Schredl, esta categoria é muito literal, representando fobias reais de fazer uma viagem de carro ou se aproximar de um desfiladeiro.

2. A luta

Um pesadelo importante para 17,8% das pessoas é a briga física em que sonhamos com alguém de nosso entorno ou desconhecido nos golpeando. Também é comum o sonho em que se presencia uma agressão e não se é capaz de ajudar.

Enquanto este é o pior cenário para 18,7% das mulheres, 15,7% dos homens relataram achar esse tipo de pesadelo muito ruim. Para o pesquisador chefe do estudo, é uma manifestação do medo da violência, da vulnerabilidade ou das próprias memórias.

1. O fracasso

O medo de ser uma fraude é o que mais se manifesta nos pesadelos, segundo o estudo. Presente em 18,2% dos casos no geral — e ainda mais entre homens —, os sonhos cujo enredo fazem a pessoa se sentir desprezível são os que parecem despertar mais agonia.

Chegar atrasado para uma prova — o mais frequente —, ser vaiado e se urinar diante de colegas de trabalho estão entre exemplos dessa categoria. “Ter sua perfomance prejudicada por si mesmo enquanto outros te observam parece ser uma evidente manifestação da nossa insegurança e falta de autoestima”, especula Schredl na entrevista.

do Metrópoles