Com quase 100 mil seguidores no Instagram, o perfil @shavotechuk é um sucesso. Por trás dele está Rita Techuk, mãe pet de Shavo, Madruga e Lunna, que compartilha momentos divertidos e fofos do trio felino.
O carinho por animais vem de longa data. Em entrevista a equipe de jornalismo do D’Ponta News, Rita conta que sempre teve pets. “Desde que me lembro, fotografo eles”, relembra, mencionando que tem até hoje os registros da infância.
A mãe pet, Rita. | Arquivo pessoal
A relação com seus atuais companheiros de quatro patas começou de forma inesperada. Shavo foi o primeiro a chegar, quando ela e o marido se apaixonaram por ele em um shopping. “Era muito fofinho e brincalhão, não pensamos duas vezes antes de levá-lo para casa”, conta.
Madruga, por outro lado, apareceu em uma situação mais delicada. Ele foi abandonado em um terreno em frente à casa de Rita, estava coberto de cimento e precisou ser resgatado.
Já Lunna surgiu como a realização de um sonho de infância. Rita sempre quis um gato com heterocromia (olhos de cores diferentes), e, por destino, Lunna apareceu abandonada na casa dos pais dela no exato dia em que ela estava visitando. “Quando vi que ela tinha os olhos coloridos, não pensei duas vezes”, cita.
Shavo, Madruga e Lunna dividem a casa há anos. Shavo desde 2013, Madruga desde 2016 e Lunna desde 2020. Juntos, formam uma equipe afinada sempre cuidando uns dos outros e cativando quem cruza o caminho deles. “Eles amam minha sobrinha Nicolly, mas são mais reservados com quem não conhecem”, comenta Rita.
Aprendizados
A rotina, claro, mudou com a chegada dos gatos. “Só melhorou”, garante Rita, embora admita que precise limpar a casa com mais frequência por causa dos pelos. Mas nada se compara ao carinho que eles proporcionam.
Além disso, a convivência trouxe aprendizados valiosos. “Aprendi que silêncio também é carinho, que confiança se conquista com paciência, e que às vezes tudo o que a gente precisa é tomar um sol para melhorar o dia.” Segundo ela, seus gatos a ajudam muito a lidar com a ansiedade e ensinaram a viver de forma mais leve e atenta.
Perfil Pet
Apesar de ser formada em marketing digital, Rita atua como analista judiciária há mais de 15 anos. A dedicação ao perfil dos gatos acontece de forma espontânea, com registros feitos principalmente nos finais de semana e à noite.
A ideia de criar o perfil no Instagram nasceu do desejo de compartilhar as fotos dos gatos, que sempre faziam sucesso. “Primeiramente era só do Shavo, por isso o nome dele no perfil. Depois vieram o Madruga e a Lunna e, com o tempo, o perfil foi crescendo”, explica.
Esse crescimento se deve, segundo ela, à constância. “Posto todo dia alguma coisa. Quando um vídeo viraliza, ganhamos muitos seguidores, às vezes até de outros países”, diz Rita, que reforça que os conteúdos mais cômicos e os vídeos fofinhos são os que mais engajam o público. Um dos destaques é o vídeo de um churrasco, que virou sucesso entre os seguidores.
Oportunidades
As oportunidades também chegaram. Campanhas, parcerias e publis fazem parte da rotina do perfil hoje. “Fico muito feliz quando uma marca vê no nosso perfil uma porta para se conectar com novos clientes. Todas as campanhas são feitas com muito carinho e, claro, sem estressar os modelos. Eles fazem tudo no tempinho deles”, informa.
Notoriedade entre famosos
Entre os momentos marcantes, Rita destaca as interações de famosos. “Já fomos vistos por Marina Ruy Barbosa, Cela, Renata Vichi, Shavo Odadjian, Choupette, Paula Torres. Agora se foi eles mesmos ou um assessor, não sei, mas é muito legal”, brinca.
Personalidade
Cada gato tem sua personalidade. Shavo é o mais dorminhoco, Madruga, o protetor, e Lunna, a bagunceira. “Ela ama sacolas! É a gata dos recebidos, ajuda a abrir tudo e às vezes até tira o presente de dentro”, conta.
Inspiração
Para Rita, influenciar tantas pessoas sobre os cuidados com pets é uma responsabilidade enorme . “Cuidar de um pet vai muito além de dar comida e carinho. Se posso usar o perfil para inspirar um cuidado mais consciente e amoroso, já vale cada post”, pondera.
Ela acredita no poder dos conteúdos para conscientizar sobre guarda responsável e bem-estar animal. “Se uma foto ou vídeo faz alguém repensar como cuida de um pet, já cumprimos nossa missão”, diz.
Futuro
Rita quer manter o perfil como um espaço de troca e conexão. “Quero estar cada vez mais ligada a marcas que compartilham nossos valores. Porque no fim, nossos gatinhos deixam tudo mais bonito”, conclui.
Por Camila Souza.