há 3 horas
Giovanni Cardoso

A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) publicou um vídeo em suas redes sociais no último domingo (19) criticando o conteúdo do desenho animado Galinha Pintadinha, direcionado a crianças de até seis anos. Na gravação, a parlamentar afirma que a animação infantil estaria relacionada a questões políticas e sociais.
No vídeo, Zanatta aparece ao lado do marido, Guilherme Colombo, exibindo imagens de posts da página oficial da Galinha Pintadinha no Instagram. Ela acusa o conteúdo de “defender a transição de gênero”, “criticar o capitalismo” e “exaltar a União Soviética”, além de afirmar que a animação se tornou “propaganda anticapitalista” que estaria influenciando as crianças que acompanham o perfil.
Entre os exemplos citados, Zanatta destaca publicações que criticam o fim da escala 6×1 e defendem o fim da meritocracia e dos privilégios dos super ricos. Segundo a deputada, o perfil do desenho se “transformou em uma fábrica de militantes do PSOL” e age de forma planejada, deixando conteúdos que ficarão “encucados na mente das crianças”. “Você não sabe de onde veio aquele pensamento do seu filho. Mas como [Antonio] Gramsci já falava, ‘nós temos que dominar as mentes na mais tenra idade porque é mais difícil de reverter a situação depois'”, afirma.
Zanatta complementa ainda: “Tudo isso faz parte de um plano para atacar a família e enfraquecer os valores que sustentam a sociedade. Usam o entretenimento para moldar o pensamento dos pequenos. Sempre com aquele discurso bonito de diversidade e inclusão. Mas a gente sabe que o objetivo é outro”.