Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Dia da Bandeira: Conheça o significado e a importância deste símbolo em PG

2020-11-19 às 11:49

Neste dia 19 de novembro comemora-se o ‘Dia da Bandeira do Brasil’, o principal símbolo da nação. Porém, outro símbolo de grande importância para os ponta-grossenses é comemorado no próximo dia 22, data que marca o ‘Dia da Bandeira de Ponta Grossa’.

Hoje é comum vermos bandeiras de Ponta Grossa espalhadas pelas diversas rotatórias da cidade. Porém, o que muita gente desconhece, é que a data comemorativa à estrutura do pavilhão ponta-grossense foi promulgada em decreto oficial expedido pelo prefeito Cyro Martins. O decreto 473/69, promulgado em 21 de novembro de 1969, define que as cores azul e branca da bandeira foram escolhidas por serem as predominantes da Virgem Santíssima, “invocada pelo povo, através de Nossa Senhora da Vila Velha, mãe da Divina Graça, e da Senhora Sant`Ana, sua excelsa mãe, Padroeira de Ponta Grossa”, conforme diz o decreto.

O aspecto da bandeira, conforme o decreto, corresponde à tradição “que emoldura o espírito do povo, tais como as duas pombas brancas que, conforme a lenda, escolheram o local onde se erigiu a primeira Igreja sob o orago Sant`Ana, hoje Catedral do Bispado, fazendo surgir, do então aglomerado de casas ao seu redor, a cidade de Ponta Grossa”, apresenta o documento. Ainda é apresentado no texto os motivos dos quais há a coroa e também a meia lua em vermelho. A coroa simboliza a alcunha da cidade, conhecida como ‘Princesa dos Campos’, e a meia lua em vermelho ressalta a fundação de Ponta Grossa, no reinado imperial, cuja a cor preponderante na época era o encarnado.

Significado da bandeira para uma comunidade

Para Brendo Francis Carvalho, professor colaborador do Departamento de Geociências e professor de Geografia Política da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a bandeira representa um conjunto de ideias e expressa um pouco da história e da realidade do município. “A bandeira em si tem muito a ver com o surgimento do estado, nação moderna que precisava criar símbolos que representassem a nação, um estado ou um município. É preciso que haja um conjunto de símbolos que represente de forma imagética, os principais conceitos que norteiam aquela sociedade”, afirma.

O professor também argumenta que a bandeira é um conjunto de informações que quando unidas formam um conjunto de ideias. “Se pegarmos o caso da bandeira de Ponta Grossa, assim como muitas outras, ela é um desenho, um conjunto de cores, um conjunto de imagens e brasões, que trabalham a transmissão de informações. Essa transmissão de informações, geralmente vem para legitimar um conjunto de ideias e de poderes”, conclui.

Foto: Matheus Fanchin/D’Ponta News