Eclipse anular do Sol acontece na próxima semana e será parcialmente visível no PR | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Eclipse anular do Sol acontece na próxima semana e será parcialmente visível no PR

2023-10-06 às 09:37
Foto: Ilustrativa/Pixabay

No próximo dia 14, alguns estados do Brasil terão a oportunidade de observar o eclipse do Sol de maneira ainda mais deslumbrante. Isso porque em determinados locais das regiões Norte e Nordeste o fenômeno astronômico será visto como anular.

Esse tipo de eclipse se apresenta em razão do alinhamento da Lua entre a Terra e o Sol que forma uma espécie de “anel de fogo” brilhante ao redor da borda da estrela central, segundo informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Nesses casos, a Lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra, no que os astrônomos chamam “apogeu”. Assim, seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol, possibilitando a aparição do anel.

Aqueles que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse anular. No restante do país, o fenômeno poderá ser visto como parcial. O melhor horário para observar o eclipse será por volta das 15h.

As capitais Natal, no Rio Grande do Norte, e João Pessoa, na Paraíba, são as únicas que estão no caminho da anularidade.

leia a matéria completa na CNN Brasil