Comer uma refeição digna de uma estrela Michelin no ‘limite do espaço’ pode ser uma realidade no próximo ano, se a empresa francesa Zephalto conseguir o que quer.
O empreendimento de turismo espacial, fundado pelo ex-controlador de tráfego aéreo Vincent Farret d’Astiès, está atualmente vendendo “bilhetes pré-reserva” para as próximas viagens em uma cápsula pressurizada, apelidada de Celeste, acoplada a um balão estratosférico.
Esta cápsula ascenderá a uma altitude de 25 quilômetros, permitindo que os visitantes se maravilhem com a curvatura da Terra. Entre olhares boquiabertos, os viajantes vão beber e jantar em grande estilo.
Os ingressos com pré-reserva custam 10 mil euros (R$ 53, 3 mil) e dão aos compradores a chance de reservar um assento sempre que os ingressos forem colocados à venda. Ao todo, uma viagem no Celeste custará 120 mil euros (aproximadamente R$ 640 mil).
Zephalto disse à CNN que os assentos a bordo dos primeiros voos do final de 2024 a meados de 2025 já foram adquiridos e agora estão sendo vendidos slots de pré-reserva para meados de 2025 em diante.
O Celeste promete levar seis passageiros e dois pilotos à altitude máxima em apenas 90 minutos, a uma velocidade de quatro metros por segundo. A cápsula flutuará sobre a Terra por três horas – tempo suficiente para desfrutar de uma refeição com vários pratos e várias taças de um bom vinho francês.
Farret d’Astiès disse à CNN que, embora as opções de comida e bebida da Celeste sejam luxuosas, “a vista e a jornada geral continuam sendo o foco central da oferta, permitindo que os hóspedes apreciem e absorvam a beleza de seus arredores”.