Sábado, 19 de Abril de 2025

Fotos: Judas é malhado em ponto histórico de Ponta Grossa

2025-04-19 às 09:28

Quem passar pelas imediações da Biblioteca Pública Bruno Enei neste sábado (19) e se atentar à chaminé das Indústrias Wagner pode ter uma surpresa. Um boneco representando Judas Iscariotes foi pendurado no topo da construção. Até o momento não há informações sobre quem conseguiu o feito – o D’Ponta News entrou em contato com a Prefeitura para saber se os responsáveis já foram identificados, mas até a publicação da matéria não houve retorno. No momento, o boneco ainda está pendurado no local.

Veja nas fotos abaixo:

A “malhação do Judas” é uma tradição popular que ainda persiste em diversas regiões do Brasil durante o Sábado de Aleluia, data que integra as celebrações da Semana Santa no calendário cristão. O costume consiste em confeccionar bonecos representando Judas Iscariotes — personagem bíblico conhecido por trair Jesus Cristo — e simbolicamente puni-los em público, geralmente por meio de espancamento, destruição do boneco ou pendurá-los em postes.

A prática chegou ao Brasil durante o período colonial, mistura elementos religiosos e culturais. Ao longo do tempo, o ritual ganhou contornos variados conforme a região, e em alguns lugares o boneco passou a representar figuras públicas ou personagens que se tornaram impopulares ao longo do ano, como forma de crítica social ou protesto.

Em cidades do interior e bairros de centros urbanos, a malhação do Judas continua a ser realizada com participação ativa da população. Para muitos, trata-se não apenas de uma representação do repúdio à traição, mas também de uma expressão cultural.

A tradição, embora não oficializada por instituições religiosas, segue como parte do imaginário coletivo da Semana Santa.