Homem de 32 anos toma dose dobrada de Viagra e fica cego de um olho | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024

Homem de 32 anos toma dose dobrada de Viagra e fica cego de um olho

2023-10-13 às 16:12
Foto: Douglas Sacha/Getty Images

Em artigo publicado no final de setembro na revista científica Journal of Medical Case Reports, médicos iranianos descreveram o caso de um paciente de 32 anos que perdeu a visão de um olho após tomar uma dose alta de sildenafila, o principal componente do Viagra.

O homem, que não foi identificado, tomou 100 gramas da substância, o dobro do indicado para pacientes que possuem disfunção erétil. Ele perdeu a visão logo após tomar o remédio, e foi diretamente ao hospital — porém, o dano era tão extenso que foi considerado irreversível.

Segundo os médicos, o homem teve um coágulo na artéria e veias que transferem o sangue para o olho direito. A principal consequência foi o inchaço da retina e um edema macular, que acontece quando o sangue entra no tecido. Com a pressão causada pelo trombo, a retina se soltou do restante do olho.

Viagra x problemas oculares

O homem estava saudável e não tinha histórico pessoal ou familiar de problemas de coagulação. A sildenafila funciona relaxando os vasos sanguíneos do pênis, permitindo que o sangue flua para o órgão. Os médicos afirmam que o caso do iraniano mostra que o medicamento pode ter efeito também nos olhos.

leia a matéria completa no Metrópoles