A publicação de uma “fotografia” do papa Francisco com um casaco estiloso, do tipo “puffer”, confundiu os usuários de redes sociais neste fim de semana. Muitos chegaram a acreditar em um primeiro momento que o pontífice realmente havia usado o item fashion.
Mas a imagem, que chegou a gerar indignação de fiéis, foi feita por meio de Inteligência Artificial (AI). Ela foi primeiramente publicada no Reddit, um fórum online e gratuito que permite a criação de publicações e discussões sobre assuntos variados. A imagem foi postada no fórum em uma discussão sobre AI.
A inteligência artificial tornou-se comum na vida cotidiana nos últimos anos. São sistemas de reconhecimento facial, ferramentas capazes de escrever, como a nova e poderosa ChatGPT, que se tornou viral recentemente com a capacidade de escrever redações muito boas em segundos, entre outras plataformas.
IA é resumidamente a capacidade de ferramentas, máquinas, robôs, sistemas e afins de executar tarefas complexas associadas a seres inteligentes.
Mark Zuckerberg, criador do Facebook, hoje Meta, nome que vem de Metaverso definiu que a as ferramentas de IA podem ajudar os usuários de seus aplicativos a se expressar e “descobrir novos conteúdos”, mas também disse podem ser usadas para aumentar a eficiência de empresas.
A Meta e seu antecessor, o Facebook, estão envolvidos na pesquisa de IA há anos. Desde o fim do ano passado, o frenesi em torno de IA aumentou quando a OpenAI, apoiada pela Microsoft, lançou publicamente o ChatGPT.
A tecnologia rapidamente se tornou viral por sua capacidade de gerar respostas convincentes e humanas aos prompts do usuário e, em seguida, deu início a uma aparente corrida armamentista de IA entre as empresas de tecnologia.