Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Licitação para revitalização da Fernandes Pinheiro acontece neste mês; rua deve se tornar polo gastronômico

2020-03-19 às 11:29

Tradicional rua do Centro de Ponta Grossa, a Fernandes Pinheiro, localizada no prolongamento do calçadão da Rua Coronel Cláudio, conta com um projeto de revitalização preparado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) e supervisionado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento (Smip). O processo de licitação das obras está marcado para o dia 26 deste mês.

A revitalização compreende uma área de três quadras entre o cruzamento das ruas Benjamin Constant e 12 de outubro. O valor total das obras é de R$ 347.270,11. A estimativa de execução do projeto é de 60 a 90 dias, assim que iniciado. Após a conclusão, a rua seguirá com o tráfego normal de veículos.

Gastronomia e lazer
A ideia inicial da Prefeitura é deixar a rua em condições adequadas, mas, a longo prazo, o local deverá se tornar um polo gastronômico e de lazer para os ponta-grossenses. De acordo com a Smip, “o objetivo é tornar realmente o espaço propício para a área gastronômica e de lazer. No entanto, esse é um intuito a longo prazo, porque primeiramente é necessário trocar a camada asfáltica da rua, e melhorar a iluminação e os canteiros”.

Ecologicamente correto

O projeto envolve a retirada do asfalto atual, que foi colocado sobre paralelepípedos, e a aplicação de uma camada paver, um pavimento ecológico. “O paver é permeável e ecologicamente correto. Ele tem boa vida útil e filtra boa parte da água. O projeto é ótimo, considerando que o pavimento atual está degradado e gera muitas reclamações”, conclui o comunicado da Smip.

Por Matheus Fanchin / Foto: Prefeitura Municipal de PG