Domingo, 19 de Maio de 2024

OVNIs em PG: Ufólogo detalha avistamentos na cidade

2024-05-06 às 10:08

Em abril, Ponta Grossa registrou um avistamento de objeto voador não identificado (OVNI). Quem detalha a informação é o ufólogo Dirceu Klemba. Ele conta que o objeto foi visualizado na região de Oficinas, na noite de 17 de abril, às 22:19 e que possuía formação em V. Foi relatado ainda que um objeto semelhante foi visto por uma mulher, na mesma noite, na região do Vendrami. “Ela falou que o objeto parecia com um triângulo preto com luz nas pontas, uma na frente e duas nas pontas de trás, que o objeto estava girando, e que se deslocava em direção a Curitiba”, conta o ufólogo. Ele afirma que este “modelo” de OVNI já foi avistado em Ponta Grossa em outras ocasiões, como em 21 de setembro de 2023, na região do Alagados, e em Vila Velha.

Só no ano passado, no Lago de Olarias, foram registrados dois avistamentos de OVNIs. “Um sobrevoou o lago a uma distância de 800 metros, e 100 metros de altura. Tenho dados científicos sobre estre avistamento. Outro foi uma luz que saiu do solo e subiu em altíssima velocidade. Em um momento, a luz chega a apagar por instantes”, detalha ao D’Ponta News.

Os episódios se juntam a diversos outros avistamentos na cidade. “Em maio de 2022 tivemos um registro na região do Botuquara, registrado em uma fotografia da mata. Durante semanas aconteceu operação militar no local. Não sabemos se o fato tem relação com a operação, mas o caso segue em investigação”, aponta Klemba. Além deste caso, ele conta que possui outro registro, desta vez na região do Alagados. “Este fato eu registrei quando fui fazer uma entrevista no local. Ouvi o repórter conversar com alguém no vale e então fui até o local e não tinha ninguém, mas a comunicação aconteceu, registrando imagens do local, consegui mais tarde ver que tinha algo no vídeo”, pontua.

De acordo com Klemba, os objetos avistados em Oficinas e no Vendrami se assemelham ao da ilustração

Tendo iniciado seus estudos na ufologia em 2015, Klemba começou a estudar os túneis secretos de Ponta Grossa em 2019. Hoje ele é categórico ao afirmar que os casos mais emblemáticos envolvendo seres extraterrestres são o Caso Carvalho e avistamentos no Botuquara, Itaiacoca e Alagados.

O Caso Carvalho inclusive teve sua pesquisa mencionada no livro “ETs de Varginha: Montando o Quebra-cabeça”, de Edison Boaventura Junior, cujo lançamento aconteceu em janeiro de 2024. O estudo envolve a aparição de uma criatura desconhecida, em 11 de abril de 2022, nas redondezas do Arroio Pilão de Pedras, na Vila Vilela. Klemba foi um dos estudiosos que deu início às investigações do caso, que segue sendo estudado. Na ocasião foram registradas pegadas e feita a coleta de amostras do local.

Histórico

O ufólogo conta que o mais antigo avistamento em Ponta Grossa é de 1917, mas que outros foram registrados em municípios da região, como Itaiacoca. Jornais antigos, inclusive, noticiaram alguns avistamentos na região, com alguns em 1952, 1954, 2002. “A maioria está em investigação e alguns em sigilo’, destaca Klemba.

Ele defende que o sigilo é necessário para que seja possível fazer o cruzamento de informações e também para proteção das testemunhas e da região onde o fato aconteceu. “Muitos casos acontecem em áreas perigosas para a presença de público, onde a própria região poderia colocar em risco pessoas curiosas”, pondera.

Klemba também foi um dos responsáveis por criar e divulgar o 1º Congresso de Ufologia dos Campos Gerais, realizado no ano passado. Ele adianta que há expectativa para uma nova edição em 2024. “Estamos programando para este ano um possível encontro presencial. Isto ainda não foi possível devido a questão financeira, precisamos de um local apropriado para realizar um evento desta natureza. Havendo a disponibilidade deste local, ou se alguma entidade disponibilizar o espaço, trazer os palestrantes para o evento é mais fácil. Fica aí a sugestão de parceiros que queiram nos ajudar. A ideia é fazer algo gratuíto, ou de ação social”, diz.