Uma mulher de 30 anos foi picada por um polvo-de-anéis-azuis, na quinta-feira (16), numa praia da costa norte de Sydney, na Austrália. A espécie produz uma toxina extremamente venenosa e capaz de causar paralisia em poucos minutos e levar a vítima a uma parada respiratória e, por isso, possui potencial letal.
A vítima não teve a identidade divulgada e, segundo o periódico britânico The Guardian, ela nadava quando pegou uma concha em que o animal se escondia e foi picada duas vezes no estômago. Ela teve fortes dores abdominais ao redor da mordida e os paramédicos a socorreram com compressas de gelo no local. A australiana foi levada ao hospital Royal North Shore, estável, para ficar em observação e receber tratamento adicional.
O inspetor de ambulâncias que atendeu o caso, Christian Holmes, disse que a picada de um polvo-de-anéis-azuis é uma ocasião rara, mas bastante perigosa: cerca de 0,5mg do veneno do animal é capaz de matar uma pessoa adulta.
Moluscos marinhos costumam ser tímidos e retraídos e só atacam se provocados. Os anéis azuis do polvo surgem quando o animal se sente ameaçado, o que pode levar pessoas a confundi-lo com uma espécie mais inofensiva.