Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Professor Ricardo Ayub dá dicas de como cuidar das plantas em casa

2022-07-20 às 12:01

O cultivo de plantas dentro de casa tem ganhado cada vez mais adeptos pelo Brasil a fora. São samambaias, jiboias, suculentas, orquídeas e outros tipos que dão um toque especial na composição dos lares. Durante bate-papo no programa Manhã Total, apresentado na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (20), o professor Ricardo Ayub, do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, explicou quais os cuidados necessários com cada espécie de planta.

Ayub destaca que as plantas têm preferências próprias, algumas gostam mais de sol ou mais de chuva, outras precisam de mais ou menos adubação, por isso é importante conhecer quais as necessidades de cada uma. No momento de escolher a espécie, também é necessário pensar quais as características do ambiente em que ela irá ficar, se possui incidência de sol ou se é úmido, por exemplo. No caso da samambaia, é uma planta que se adapta bem dentro de casa e é pouco exigente em adubação, conforme explica o professor. “Ela possui uma folhagem exuberante, mas de vez em quando pode amarelar as folhas por falta de nitrogênio. Para resolver, pode colocar uma pitadinha de ureia (adubo nitrogenado) na terra”, diz. Outro cuidado é não encharcar o vaso da planta, quando notar que a água começa a sair por baixo do vaso é o momento de parar de regar.

As suculentas e cactos não precisam de muita água, uma colher de água por semana é o suficiente, segundo Ricardo. Já as orquídeas preferem sombra e ambientes úmidos, mas também não é necessário encharcar o vaso. “Não pode ter incidência de sol, se tiver um quintal pode colocar embaixo de um sombreiro ou quiosque. Quando estiver muito seco, pode molhar ela com um borrifador. A floração varia de espécie para espécie de orquídea, mas a florada dura de 15 a 20 dias das que eu tenho, depois fica só a vegetação”, pontua.

Plantas no quarto

De acordo com o professor, é necessário ter atenção com a quantidade de plantas dentro do quarto. “De noite a planta respira, ela começa a consumir o oxigênio. Não pode ter muitas plantas no quarto porque ela vai liberar gás carbônico, e pode prejudicar a respiração de quem dorme no cômodo. Mas uma planta ou outra não há problema”, enfatiza.

Fruticultura

Ricardo Ayub é professor da disciplina de fruticultura, área que trata da produção das diferentes frutas. “Ensino como produzir a maçã, banana, maracujá, pêssego, ameixa, uva. Cada  fruteira tem as suas particularidades. Tem que ter uma disposição espacial de modo que a luz atinja a planta de maneira igual, para ela produzir frutos de boa qualidade”, afirma.

O laboratório do curso de Agronomia produz mudas de amora, mirtilo e lúpulo que podem ser adquiridas pela comunidade. “Esta é a forma como temos financiado as nossas pesquisas, porque o governo não tem nos ajudado muito nos últimos anos. É uma maneira que a gente achou de financiar as pesquisas dos nossos alunos”, pontua. “Sem a pesquisa, não iríamos chegar nesta posição de destaque na produção de alimentos”, destaca.

Para adquirir as mudas basta ir até o bloco F do campus Uvaranas da UEPG.

Confira a entrevista completa: