Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Professora da UEPG explica como ocorre o eclipse solar; fenômeno acontece nesta segunda e será visível de PG

2020-12-12 às 11:40

Na próxima segunda-feira (14), o fenômeno do eclipse solar irá ocorrer em alguns pontos do Hemisfério Sul, ele poderá ser visto de vários pontos da América do Sul, fazendo com que o dia se transforme em noite por alguns minutos. A doutora e professora do curso de Geografia da UEPG, Karin Linete Hornes, explicou à reportagem do D’Ponta News o que é, como ocorre o eclipse e se ele poderá ser visto em nossa cidade.

O que é o eclipse?

Segundo a professora o eclipse é um fenômeno onde um astro deixa de ser visível em virtude de uma interposição.”O Eclipse é definido como o fenômeno em que um astro deixa de ser visível, totalmente ou em parte, ou pela interposição de outro astro entre ele e o observador, ou porque, não tendo luz própria, deixa de ser iluminado ao colocar-se no cone de sombra de outro astro. Existem Eclipses Lunar  e Solar”, detalha.

Como ocorre?

O eclipse solar ocorre quando Lua está entre a Terra e o Sol, se o disco solar estiver posicionado perfeitamente atrás da Lua será possível visualizar um eclipse total, caso contrário será parcial. Karin explica que isto depende da posição geográfica do observador. “Se a lua estiver no momento de seu apogeu ou seja no ponto mais distante de sua órbita será possível visualizar um anel decorado pela luz solar também chamado de anel de fogo, neste caso a denominação para tal eclipse anular ou anelar”, conta.

Em Ponta Grossa será possível ver o eclipse?

Segundo a professora, em algumas partes do Hemisfério Sul será sim possível vê-lo, inclusive em Ponta Grossa. “Na Argentina e no Chile poderá ser visto de forma completa. Já quem estiver no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro irá vislumbrar um eclipse parcial, incluindo a cidade de Ponta Grossa. Já as regiões do Norte e Nordeste não conseguirão visualizar o fenômeno”, explica. O Observatório Astronômico da UEPG ainda não divulgou se haverá observação do fenômeno na segunda-feira (14).

Horário

O horário do eclipse parcial em Ponta Grossa inicia próximo às 12h31, terá o ponto máximo próximo das 13h54 e encerra por volta das 15h10.

Pode-se olhar diretamente para o eclipse?

De acordo com a professora, olhar diretamente para o Sol por um tempo prolongado pode levar a chamada cegueira por eclipse. “Indica-se a construção de uma estenopeica ou câmara pinhole para observar com segurança o fenômeno”, diz.

Veja como funciona o eclipse