Sexta-feira, 14 de Junho de 2024

Quer perder peso? Nutricionista de PG dá dicas de como emagrecer durante o inverno

2020-07-16 às 14:10

Se você está no grupo de pessoas que deixou de praticar atividade física devido a pandemia de Covid-19 e acabou engordando, cuidado com os próximos meses! Com a chegada do inverno o organismo trabalha mais para manter a temperatura do corpo normal e assim sentimos mais fome. E essa fome não tem nada a ver com frutas e saladas, pelo contrário, pensamos logo em um bom prato de comida quente. 

Para evitar os quilinhos indesejáveis, a nutricionista do Super Dr. Saúde Integrada em Ponta Grossa (PR), Sarajane Marciniak, orienta que é preciso manter a rotina na alimentação, evitando as famosas ‘beliscadas’ fora de hora.

Mesmo os dias estando mais frios o ideal é uma alimentação à base de frutas, verduras e legumes. “Alimentos assados e grelhados são melhores que os fritos, assim como o arroz e o macarrão devem ser integrais”, orienta a nutricionista. 

Sopas e caldos quentes são bem-vindos, mas atente-se a escolha dos ingredientes, utilize apenas uma opção de carboidrato (batata, mandioca ou macarrão), uma opção de carne, e pode abusar na escolha dos legumes. E se for comer fondue de queijo, opte por queijo de búfala, cabra ou outros queijos brancos, pois são menos calóricos.

Como a boa hidratação do corpo é fundamental, a dica é: beba água. “Essa água pode ser saborizada com rodelas de frutas, adição de canela, cravo ou gengibre, tornando o consumo mais atrativo”, explica.

Outra recomendação é coloque metas para ingerir a água. “A pessoa pode, por exemplo, beber duas garrafas de água até o meio-dia e mais duas no período da tarde ou consumir de hora em hora 200 ml de cada vez”, fala.

E assim que possível volte a praticar exercícios físicos, mas antes procure orientação médica para saber qual esporte é melhor para você.

Sobre o Super Dr.

O Super Dr. é um novo centro de saúde integrada, criado para ser referência em acolhimento e cuidado coordenado dos pacientes. Foi pensado para pessoas, famílias e empresas que buscam Saúde de Qualidade sob medida. O centro de saúde oferece inicialmente consultas e exames mais acessíveis, mais de 20 especialidades médicas e está localizado em um dos bairros mais populosos de Ponta Grossa, Uvaranas. A região está caminhando para se consolidar como polo médico na cidade. São 60 empregos entre diretos e indiretos previstos para o primeiro ano. O Super Dr. tem como diretor geral Fabio Nabozni, diretor médico e responsável técnico o doutor Rubens Sirtoli Filho (CRM-PR: 28695) e diretor operacional, Eduardo Filipini.